Home / Fundações e Geotecnia / O que é radier?

O que é radier?

Radier é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Geralmente, o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte. O radier apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais ou rasas.

O radier é executado em obras de fundação quando a área das sapatas ocuparem cerca de 70 % da área coberta pela construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferenciais.

 

Como fazer fundação em Radier

Para a execução do radier, é necessária uma limpeza prévia da superfície do terreno assim como o nivelamento e compactação. Logo após, coloca-se um lastro de brita para proteger a ferragem do radier. Em torno da fundação em radier coloca-se as formas de madeira, com largura de 10 cm aproximadamente, na lateral fazendo o fechamento da área a ser concretada de acordo com as dimensões previstas no projeto estrutural ou de fundações.

Qualquer tubulação hidrossanitária ou elétrica deve ser assentada no solo sob o radier com saída através da laje, evitando que sejam feitos futuros cortes na laje já executada, evitando assim o retrabalho e aumento do custo da fundação.

 

O que é radier

Fundação em radier

 

Vantagens da fundação em Radier

  • Baixo custo em relação a sapatas corridas;
  • Tempo de execução reduzido;
  • Redução na mão de obra;
  • Indicado para terrenos argilosos.

 

Desvantagens da fundação em Radier

Se for necessário aumentar a resistência do radier devido as cargas atuantes na laje, é preciso aumentar o volume de concreto, o que acaba tornando esse tipo de fundação mais cara, ocasionando maior dificuldade na execução. Ainda podem ocorrer várias fissuras já que se trata de uma estrutura de concreto armado.

 

Sobre Caio Pereira

Jovem estudante que busca adquirir o máximo de experiências de aprendizado possíveis. Busca estudar e se aprofundar nos diversos ramos da Engenharia Civil através da publicação de artigos.

5 comentários

  1. Olá,
    Quero construir uma casa em um terreno que, há uns 40 anos atrás, era alagado. A área da construção é de 7×16 o que dá 112m². Quero construir 2 pavimentos, sendo a cobertura, também de laje. Essa área pode ser considerada de pequeno porte? O radier é seguro para ela?, ou seja, aguenta 2 lajes de pré-moldado? Não terei problemas com rachaduras?

    Agradeço os esclarecimentos.

  2. Olá bom dia, Gostaria de saber por que ocorre infiltração de paredes de baixo para cima na maioria das residência que tem como fundações rasa do tipo radier.

    • Caio Pereira

      Olá Renato,
      A infiltração nas paredes de baixo para cima, na maioria dos casos, ocorre devido à má aplicação ou falta de manutenção da camada impermeabilizante.

  3. Nelson Junior

    Obrigado, pela informação.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ir para Topo