O que é radier?

Radier é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo. Geralmente, o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte. O radier apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais ou rasas.

O radier é executado em obras de fundação quando a área das sapatas ocuparem cerca de 70 % da área coberta pela construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferenciais.

Como fazer fundação em Radier

Para a execução do radier, é necessária uma limpeza prévia da superfície do terreno assim como o nivelamento e compactação. Logo após, coloca-se um lastro de brita para proteger a ferragem do radier. Em torno da fundação em radier coloca-se as formas de madeira, com largura de 10 cm aproximadamente, na lateral fazendo o fechamento da área a ser concretada de acordo com as dimensões previstas no projeto estrutural ou de fundações.

Qualquer tubulação hidrossanitária ou elétrica deve ser assentada no solo sob o radier com saída através da laje, evitando que sejam feitos futuros cortes na laje já executada, evitando assim o retrabalho e aumento do custo da fundação.

 

O que é radier

Fundação em radier

Vantagens da fundação em Radier

  • Baixo custo em relação a sapatas corridas;
  • Tempo de execução reduzido;
  • Redução na mão de obra;
  • Indicado para terrenos argilosos.

Desvantagens da fundação em Radier

Se for necessário aumentar a resistência do radier devido as cargas atuantes na laje, é preciso aumentar o volume de concreto, o que acaba tornando esse tipo de fundação mais cara, ocasionando maior dificuldade na execução. Ainda podem ocorrer várias fissuras já que se trata de uma estrutura de concreto armado.

Tenha Acesso a um Curso Completo de Autocad 2D e 3D – Clique Aqui

Comentários
  1. Oli Moraes

    Olá,
    Quero construir uma casa em um terreno que, há uns 40 anos atrás, era alagado. A área da construção é de 7×16 o que dá 112m². Quero construir 2 pavimentos, sendo a cobertura, também de laje. Essa área pode ser considerada de pequeno porte? O radier é seguro para ela?, ou seja, aguenta 2 lajes de pré-moldado? Não terei problemas com rachaduras?

    Agradeço os esclarecimentos.

    • Gilberto Giga

      Você deverá contratar o engenheiro para fazer o dimensionamento da sua estrutura, é o dever do profissional realizar ensaios nesse terreno para obter parâmetros da força característica desse solo e aí sim fazer a escolha de um tipo de fundação que seja compatível com o mesmo, seja ela do tipo radier ou outro método que possa ser mais viável. De forma alguma é recomendável uma edificação sem projeto estrutural.

  2. Renato

    Olá bom dia, Gostaria de saber por que ocorre infiltração de paredes de baixo para cima na maioria das residência que tem como fundações rasa do tipo radier.

    • Caio Pereira

      Olá Renato,
      A infiltração nas paredes de baixo para cima, na maioria dos casos, ocorre devido à má aplicação ou falta de manutenção da camada impermeabilizante.

  3. Jonas Adeilson

    Muito legal.

  4. Nelson Junior

    Obrigado, pela informação.

  5. Wellington Bruno

    Estou com uma duvida em relação a uma casa que vou comprar. A casa e duplex de 80 m2 e fundação e radier, e embaixo tem uma meia parede que divide a sala da copa sendo ela no meio da casa. Se eu remover essa parede fazendo uma sinta no local pois quero que a sala e a copa seja uma só ambiente. Se eu fizer isso vou comprometer a estrutura da casa por ser uma fundação radier?

    • Michael

      Bom, se for meia parede como “cozinha americana” não terá problema, pois a única função dela é dividir a sala da cozinha. Tome cuidado apenas com o seguinte: se for uma parede que liga laje e radier, esta pode ser uma parede com função estrutural. Se ela tiver função estrutural não a remova.

  6. Antonio Sergio

    Boa noite;

    Na verdade tenho dúvida, irei fazer uma casa de dois andares co área de 12m2, qual a espesura e espaçamento entre a ferragem?

    Obrigado

    Antonio Sergio

  7. Adilson

    Tenho um terreno d 7,50 x 7,50.
    terreno firme e sem suspeita de umidade.
    meus planos e faser um sobrado
    este sistema de radie (laje sobre o solo).
    séria bem aproveita e resistent.

    • Elton Fortunato

      Faça uma sondagem no terreno. Não é muito caro não.

  8. Anderson

    Boa noite! Minha duvida também é em relação ao radier se ele suporta uma casa duplex com laje no primeiro e segundo pavimento, e a espessura da primeira laje do radier?

    • Ariosvaldo Ramos da Silva Silva

      Pode suportar mas tem que ver o tipo de solo.

  9. Adriana

    Bom dia, como o colega acima escreveu, gostaria também de saber se a fundação radier suporta uma casa duplex com laje no primeiro e segundo pavimento.

    • Welberte Alves

      Bom dia! Sim, Adriana. A laje radier suporta sim dois pavimentos.

  10. Paulo Candido

    Boa noite,
    Gostaria de saber qual a espessura do radier para uma construção de duas lajes no litoral e qual é a bitola dos ferros a serem usados. Também, gostaria de saber o custo por metro quadrado sem mão de obra.

  11. Silvio Oliveira

    Bom dia.
    Gostaria de levantar uma casa com laje no primeiro e segundo pavimento em um pequeno terreno com área 10×15, preciso aproveitar bem essa área. Pergunta:
    O radier suportará a estrutura, sendo que as paredes internas serão todas com driwall??

  12. Luis Rocha

    Gostaria de saber como calcular o quanto suporta o radier!
    Moro numa vila de mais de 50 anos, onde 5 casas geninadas de 2 andares com lajes nos 2 andares foram feiras num radier unico, coisa q foi descoberta agora na reforma ampliação de uma casa q fará mais uma laje e piscina em cima!!

  13. Allan

    Bom dia,

    Gostaria de saber qual a referencia bibliográfica do trecho abaixo:

    Vantagens da fundação em Radier

    Baixo custo em relação a sapatas corridas;
    Tempo de execução reduzido;
    Redução na mão de obra;
    Indicado para terrenos argilosos.

    Você quis dizer que o radier é indicado para terreno argilosos, mas se a carga na fundação for muito alta e a argila tiver baixa consistência, provalvemente ocorreriam recalques, neste caso fundações profundas seriam a melhor solução.
    Tem o caso também de um solo argiloso com consistência de dura a rija e a fundação com pequena carga, neste caso o radier seria antieconômico, uma solução com sapata corrida ou isolada seria mais viável.
    Resumindo, cada caso deveria ser analisado separadamente, para uma melhor escolha do tipo de fundação.

  14. Helcio

    Vou construir um sobrado num terreno 5×30 onde mina agua do chão. Se eu fizer um dreno com manta geotextil, pedra e tubulação, e depois aterrar eu consigo fazer uma casa forte e que não dará problema de infiltração e nem trincas com a estrutura radier?

  15. Rogério Mariano

    Boa tarde
    Já fiz a sapata e o terreno é úmido. Estou pensando em colocar ferros em toda a sapata (radier) e depois fazer a alvenaria. Com esse procedimento evita rachaduras na paredes?

    • Rogério Mariano

      O radier seria em cima da sapata.

  16. Francisco Carlos

    Depois de a fundação pronta, como faço para assentar cerâmicas no piso? Porque eu vou usar concreto, (mistura de cimento, areia, seixo). Quero dizer, como vou fazer pra deixar o piso liso pra não ter dificuldades ao assentar as cerâmicas?

  17. Yara Gomes

    Boa tarde. Tenho um terreno que em uma parte tem brejo. Se eu fizer radier em cima dele, eu poderei construir por cima?

  18. Elder

    Para uma casa simples e pequena, de área construída de 5,5 m x 9,0 m, qual seria a espessura da laje do radier?

  19. Daniel Saraiva

    Olá, se eu fizer o radier para construir, não preciso fazer as sapatas e nem o vigamento? Pois planejo construir um sobrado em um terreno em que a área de construção terá 10 x 6 metros e calculo uma espessura de radier de 10cm. Aguardo.

  20. Joziane

    Boa tarde, meu nome é Joziane. Comprei uma casa no 1 andar e descobri que não tem radier na casa no térreo. No caso, quero bater uma laje. No total existirá duas lajes. Será que posso realizar esse procedimento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>