Escola Engenharia > Concreto > O que é Concreto Armado?

O que é Concreto Armado?

Vantagens e Desvantagens do concreto armado. Características das estruturas em concreto armado. O que é concreto armado e o passo a passo para sua execução.

Por Caio Pereira • Atualizado em 12 de fevereiro de 2021

Concreto armado é um tipo de estrutura que utiliza armações feitas com barras de aço. Essas ferragens são utilizadas devido à baixa resistência aos esforços de tração do concreto, que tem alta resistência à compressão.

Em uma estrutura de concreto armado, o uso de aço em vigas e pilares torna-se indispensável e o dimensionamento precisa ser bem calculado seguindo as normas vigentes dos órgãos reguladores.

O projeto de uma estrutura em concreto armado é realizado por engenheiros especializados em cálculo estrutural. Também conhecidos como calculistas, eles vão dimensionar a bitola do aço a ser utilizado e os elementos que compõem a estrutura, como vigas, pilares, lajes, blocos, sapatas, etc, assim como determinar a resistência do concreto e o espaçamento entre as barras de aço.

Assim como todo tipo de estrutura, o concreto armado tem suas vantagens e desvantagens. Para que um projeto seja bem sucedido, a avaliação e comparação de alguns fatores no momento da escolha do tipo de estrutura são indispensáveis para a redução de custos e adaptação técnica para cada projeto.

Estrutura de concreto armado.
Estrutura em concreto armado.

Vantagens do concreto armado

Desvantagens do concreto armado

Normas brasileiras para concreto armado

A principal norma referente ao concreto armado é a NBR 6118/2003 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Entretanto, várias outras normas são utilizadas no momento da concepção do projeto para atender as peculiaridades de cada obra. Algumas delas estão listadas abaixo, mas existem outras que poderiam ser listadas.

NB 1NBR 6118Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado
NB 2NBR 7187Cálculo e Execução de Pontes de Concreto Armado
NB 4NBR 6119Cálculo e Execução de Lajes Mistas
NB 5NBR 6120Cargas Para o Cálculo de Estruturas de Edificações
NB 6NBR 7188Cargas Móveis em Pontes Rodoviárias
NB 7NBR 7189Cargas Móveis em Pontes Ferroviárias
NB 8NBR 5984Norma Geral do Desenho Técnico
NB 16NBR 7191Execução de Desenhos para Obras de Concreto Simples ou Armado
NB 49 Projeto e Execução de Obras de Concreto Simples
NB 51 Projeto e Execução de Fundações
NB 116NBR 7197Cálculo e Execução de Obras de Concreto Protendido
NB 599NBR 6123Forças Devidas ao Vento em Edificações
EB 1NBR 5732Cimento Portland Comum
EB 3NBR 7480Barras e Fios de Aço Destinados a Armaduras para Concreto Armado
EB 4NBR 7211Agregados para Concreto
 NBR 722Execução de Concreto Dosado em Central
EB 565 Telas de Aço Soldadas para Armaduras de Concreto
EB 780 Fios de Aço para Concreto Protendido
EB 781 Cordoalhas de Aço para Concreto Protendido
MB 1NBR 7215Ensaio de Cimento Portland
MB 2NBR 5738Confecção  e  Cura  de  Corpos  de  Prova  de  Concreto Cilíndricos ou Prismáticos
MB 3NBR 5739Ensaio de Compressão de Corpos de Prova Cilíndricos de Concreto
MB 4NBR 6152Determinação  das  Propriedades  Mecânicas  à  Tração  de Materiais Metálicos
MB 215 Determinação do Inchamento de Agregados Miúdos para Concreto
MB 256 Consistência do Concreto pelo Abatimento do Tronco de Cone
 NBR 7187Cálculo e Execução de Ponte em Concreto Armado
 NBR 7212Execução de Concreto Dosado em Central
 NBR 7807Símbolo Gráfico para Projeto de Estruturas – Simbologia
 NBR 8681Ações e Segurança nas Estruturas
 NBR 8953Concreto para Fins Estruturais – Classificação por Grupos de Resistência
 NBR 9062Projeto e Execução de Estruturas de Concreto Pré-Moldado
 NBR 11173Projeto e execução de Argamassas Armadas
 NBR 12317Controle Tecnológico de Materiais Componentes do Concreto
 NBR 12654Controle tecnológico dos Materiais Componentes do Concreto
 NBR 12655Concreto – Preparo, Controle e Recebimento do Concreto

PEREIRA, Caio. O que é Concreto Armado?. Escola Engenharia, 2015. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/concreto-armado/. Acesso em: 19 de abril de 2024.

1. Henrique
    31 de janeiro de 2018

Gostaria de saber quanto tempo leva para se fazer um alicerce de um prédio de 27 andares?

Após feito o alicerce quanto tempo já dá pra ver o prédio?

Comprei um apartamento na planta e até agora não saiu do chão. A construção será com concreto armado.

• Marcelo Monteiro
      21 de fevereiro de 2018

Henrique,
      A resposta depende da área em que será executado, se tem subsolo e principalmente do tipo de fundação profunda. O tipo de fundação profunda é determinado pelo estudo dos solos. Ou seja, temos várias variáveis.
      Mas entendo que sua pergunta está mais relacionada à transparência da construtora em relação ao andamento dos serviços. Minha sugestão é que você questione a área de atendimento ao cliente da construtora. Certamente eles vão te esclarecer.

2. José Djalma
    20 de janeiro de 2018

Excelente para técnico desta área!

3. Isgruvisk Samsans
    21 de setembro de 2017

Muito bem explicado. Esclareceu a minha dúvida. Obrigado!