Aprenda 3 DICAS para se tornar um MELHOR engenheiro:

Tipos de argamassa – AC-I, AC-II e AC-III

Conheça os tipos de argamassa para assentamento de revestimentos cerâmicos e pisos. Argamassa AC-I, Argamassa AC-II e Argamassa AC-III.

Existem três tipos de argamassa disponíveis no mercado atualmente e são denominadas AC-I, AC-II e AC-III. Cada tipo de argamassa servirá para um determinado serviço e a escolha do melhor tipo a ser utilizado influenciará no desempenho e na qualidade.
Em uma obra de construção ou reforma, é comum surgir dúvidas quanto ao tipo de argamassa a ser utilizado. Muitas das vezes a pessoa responsável pela obra não tem conhecimento sobre as propriedades da argamassa e acabam aceitando dicas de vendedores e fornecedores. Um escolha errada do tipo de argamassa pode acarretar problemas futuros como, por exemplo, desplacamento de uma peça cerâmica ocasionando retrabalhos e gastos adicionais.
Este artigo mostrará as características, propriedades e aplicações de cada tipo de argamassa.
Neste outro artigo, você pode conferir como aplicar argamassa em pisos.

Tipos de argamassa
Tipos de argamassa

O que é argamassa?

Argamassa é um mistura de cimento, areia e água. O que muda em cada tipo de argamassa, é o consumo destes três elementos que irão alterar a aderência e a retenção de água.

Tipos de argamassa

Como dito anteriormente, as argamassas podem ser do tipo AC-I, AC-II e AC-III.

Argamassa AC-I
Argamassa AC-I
Argamassa AC-II
Argamassa AC-II
Argamassa AC-III
Argamassa AC-III

AC-I (ou AC1)

A argamassa AC-I é comumente utilizada para o assentamento de revestimentos e pisos cerâmicos em ambientes internos. Podem ser utilizadas tanto em áreas secas como em áreas molhadas como banheiros e cozinhas.

AC-II (ou AC2)

A argamassa AC-II pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto ambientes externos. As propriedades da argamassa AC-II permitem o uso em áreas externas pois tem a capacidade de absorver as variações de temperatura, umidade e ação do vento dos revestimentos cerâmicos e de pisos. Deste modo, a AC-II pode ser utilizada para revestimento externo de paredes e fachadas,  pisos em áreas externas, assentamento de revestimento de piscinas de água fria e pisos cerâmicos industriais ou de área pública.

AC-III (ou AC3)

A argamassa AC-III é a mais aderente dentre os três tipos de argamassa. Por isso, a AC-III é indicada para assentamento de revestimentos cerâmicos em fachadas onde o risco de acidentes por queda das peças é maior, assentamento de revestimento em piscinas de água quente e sauna e para assentamento de revestimentos de placas grandes, maiores do que 60x60cm.

Tipos de argamassas colantes
Tipos de argamassas colantes

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. Tipos de argamassa – AC-I, AC-II e AC-III. Escola Engenharia, 2015. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-argamassa/. Acesso em: 15 de dezembro de 2017.

O que você achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários.

  1. Ademar Augusto da Silva

    Estou querendo aplicar Argamassa AC 3 numa fachada de 8,10×15.00m (hxl). Posso aplicar ou tem algum produto da Precon (Cerâmica 37×55)?

  2. Diovane

    Qual seria a melhor argamassa para fazer assentamento de tijolo ?

  3. Luiz Fernando Nunes

    Posso aplicar AC II como chapisco e depois aplicar o reboco?

    • Vagner

      Nunca vi usarem argamassa como chapisco, o preço dela não compensa e a mesma não tem essa função

    • JM

      Você pode utiliza-la no lugar do chapisco nas peças estruturais internamente aos ambientes, aplicado na desempenadeira ele tem um desempenho melhor que o Chapisco nas peças lisas.

    • Renan

      Argamassa colante AC II na mistura do traço para chapisco de laje de EPS ou Lajotas cerâmicas para evitar patologias de desplacamento pode ser uma boa, antes do devido reboco. Na dúvida use chapisco colante rolado.

  4. Danúbio

    Tem como usar alguma dessas argamassas para chumbar armador de rede na parede? Ou só presta se for a mistura cimento e água? Tenho, em casa, quantidade suficiente de argamassa AC2 e de piso sobre piso para o serviço, mas não sei se aguenta o peso…

    • Rivel

      Sou engenheiro civil e não recomendo que faça tal aplicação no chumbamento de sua rede ela não vai dar a devida resistência a trabalhabilidade.

      Seu uso correto e areia e cimento pode considerar a proporção de 3:1.

  5. Roberto Domingos Vieira

    Bom dia. Pode-se usar argamassa do tipo ac2 para assentamento de porcelanatos em ambientes internos?

  6. Suely Araújo

    Levantar paredes com tijolos e essa massa ACIII é seguro? Ou é melhor usar o cimento com areia mesmo?

    • Renan

      Já viu o custo da argamassa AC III? Faça o traço cimento areia 1:4, para alvenaria simples. É o recomendável.

  7. Joao Antonio

    Bom dia. Gostaria de saber qual a melhor argamassa para assentar porcelanato retificado, branco, 70 por 70, e o espaçador qual seria?

  8. Louise

    Misturar o impermeabilizante Sika na argamassa AC II para colocação de piso externo é indicado ou pode diminuir a resistência da argamassa?

  9. Fábio Manoel

    Tenho uma ardósia e vou colocar uma cerâmica sobre a mesma dentro da casa. Gostaria de saber se a argamassa AC III serve.

  10. Artesã

    Gostaria de saber o tipo ou mistura ideal de cimento para confecção de vasos de concreto. Além de resistentes e alguma impermeabilidade, eu gostaria que eles não tivessem acabamento muito grotesco. Seria possível a mistura de cimento com areia fina para esta finalidade?

  11. Valdeci Costa

    Gostaria de saber se a argamassa AC 2 e recomendável pra assentar azulejos sobre azulejos.

  12. Jackson

    Eu estou com a parede sem reboco e sem chapisco. Qual tipo de argamassa devo usar pra assentar a cerâmica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *