Escola Engenharia > Desenho Técnico > O que é Escalímetro e como utilizá-lo

O que é Escalímetro e como utilizá-lo

O escalímetro é uma régua utilizada em desenho técnico para a representação gráfica de objetos e elementos em diferentes escalas. Confira aqui o que é um escalímetro e como utilizar essa ferramenta.

Por Caio Pereira • Atualizado em 15 de março de 2019

O escalímetro é uma régua triangular de três faces e seis escalas diferentes utilizada para medir e fazer representações gráficas ampliadas ou reduzidas, mantendo a proporcionalidade.

É utilizado principalmente em desenho técnico auxiliando na elaboração de projetos em geral e para a interpretação de medidas em projetos já prontos.

Como usar escalímetro

Escalímetro

Escalímetro de 15 e de 30 centímetros

Para utilizar um escalímetro, é preciso entender o conceito de escala.

Além disso, é necessário que se conheça a escala em que se deseja desenhar ou a escala em que o desenho foi concebido.

A escala é uma relação entre a dimensão gráfica de um elemento e a dimensão real no terreno.

Onde:

Isso quer dizer que o escalímetro representa no papel uma parte real de um determinado terreno ou objeto mantendo as proporções de acordo com os seus respectivos tamanhos.

Se for utilizada uma escala de 1:100, significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real.

Supondo que se queira representar um elemento de comprimento de 10 metros utilizando-se a escala de 1:50, por exemplo, basta utilizar a fórmula da escala para determinar o comprimento do objeto no desenho.

Logo:

1/50 = d/10

d = 0,20 m ou 20 cm

Portanto, para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, devemos desenhar uma linha de 20 centímetros em papel ou projeto.

Por outro lado, se deseja conhecer o tamanho real de uma representação gráfica em um projeto utilizando uma escala de 1:25, por exemplo, deve-se medir o comprimento do mesmo e utilizar a mesma equação, substituindo os devidos valores.

1/25 = 0,20/D

D = 5 metros

Escalas do escalímetro

Os escalímetros podem ser encontrados em 3 diferentes formatos, cada um contendo escalas diferentes que são utilizadas para diferentes aplicações:

Dentre esses, o escalímetro Nº 1 é o mais utilizado e por isso será explicado abaixo para qual finalidade as escalas são usadas.

Escala 1:125

A escala 1:125 é normalmente utilizada para representar plantas, cortes e fachadas de casas e edifícios. Essa escala não permite um grau de detalhamento muito alto pois a sua redução é bastante acentuada.

Escala 1:100

Para projetos com dimensões reduzidas como residências unifamiliares, a escala 1:100 é bastante utilizada. Neste caso, cada metro de dimensão real é representado por 1 centímetro no desenho.

Escala 1:75

Essa escala também é bastante utilizada em plantas, cortes e fachadas, proporcionando maior nível de detalhamento do que as escalas anteriores.

Escala 1:50

A escala 1:50 é muito utilizada pois permite uma visualização do desenho com detalhes. É muito utilizada para plantas e cortes em projetos.

Escala 1:25

A escala 1:25 permite ainda mais detalhamento de seus elementos porém, o tamanho de sua representação na folha de papel fica grande, dificultando a sua utilização.

Escala 1:20

Contém ainda mais detalhes e tamanho maior.

Utilizando um escalímetro

Confira abaixo um vídeo explicativo de como utilizar o escalímetro para desenhar o mesmo objeto em diferentes escalas e tamanhos.

PEREIRA, Caio. O que é Escalímetro e como utilizá-lo. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/escalimetro/. Acesso em: 24 de abril de 2024.

1. Josean Silva
    24 de fevereiro de 2024

Muito bom, parabéns. Muito bom conteúdo para quem está engressando na faculdade de engenharia civil. É muito bem detalhado…