Escola Engenharia > Fundações e Geotecnia > Fundações Rasas ou Superficiais

Fundações Rasas ou Superficiais

Resumo com as principais características das fundações rasas ou superficiais. Conheça os tipos de fundações rasas em sapatas, blocos, radier e baldrame.

Por Caio Pereira • Atualizado em 6 de outubro de 2018

Fundações rasas ou superficiais são aquelas em que a carga da estrutura da edificação é transmitida ao solo pelas pressões distribuídas pela base da fundação.

Este tipo de fundação deve ser assentada em profundidade inferior ao dobro de sua menor dimensão em planta. Esta menor dimensão não pode ser menor do que 60 centímetros.

Além disso, a NBR 6122/2010 define que quando a fundação rasa for realizada próxima a divisa com terrenos vizinhos, a profundidade do elemento não pode ser menor do que 1,5 m, salvo quando for assente sobre rocha.

Tipos de fundações rasas

As fundações rasas se dividem em sapatas, sapatas corridas, sapatas associadas, vigas de fundação ou baldrame, blocos e radier.

Fundações Rasas ou Superficiais

Tipos de Fundações Rasas ou Superficiais

Sapatas de fundação

As sapatas são elementos de fundação caracterizados pelo uso de concreto armado. A sua base em planta pode ter formato quadrado, retangular ou trapezoidal. Geralmente são recomendadas para solos com boa capacidade de suporte.

Veja Aqui mais informações sobre Sapatas de fundação

Sapatas corridas

As sapatas corridas são utilizadas quando há a presença de uma carga distribuída linearmente pela fundação. Como exemplo, pode-se considerar sapatas corridas para suportar cargas originadas de muros, paredes e outros elementos alongados.

Sapatas Associadas

Sapatas associadas são aquelas em que é comum a vários pilares cujos centros não estejam alinhados em planta. Podem ser consideradas como um radier parcial.

Vigas de fundação ou baldrame

As vigas de fundação ou baldrame são elementos de fundação rasa comum a vários pilares cujos centros estejam alinhados em planta.

Blocos de fundação

Os blocos são elementos de fundação superficial caracterizados pelo uso exclusivo de concreto.

Nesta fundação não é necessário o emprego de armadura pois neste caso somente o concreto, que pode ser simples ou ciclópico, consegue resistir as tensões de tração devido ao seu dimensionamento.

Veja Aqui mais informações sobre blocos de fundação

Radier

O radier é uma fundação rasa que se assemelha a uma placa de concreto que abrange todos os pilares da edificação.

Veja Aqui mais informações sobre Radier

PEREIRA, Caio. Fundações Rasas ou Superficiais. Escola Engenharia, 2017. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/fundacoes-rasas/. Acesso em: 19 de março de 2024.

1. Marcia Demarchi
    6 de dezembro de 2017

Muito bom os artigos! Continue postando.

2. Jelmires Soares
    30 de novembro de 2017

Gostaria dos detalhes construtivos de radier, baldrame e os diversos tipos de fundações diretas para um pavimento e dois pavimentos.