Tipos de extintores de incêndio

Tipos de extintores e sua classificação. Confira aqui tudo sobre extintores de incêndio, Classe A, Classe B, Classe C e Classe D.

Existem diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio. Um incêndio pode ser causado por vários materiais diferentes e cada agente é responsável pelo combate de cada um.

Neste artigo, iremos descrever cada tipo de extintor existente e sua classificação, seus usos indicados e como identificar devidamente os extintores em projetos de combate a incêndio.

Tipos de extintores

Agente ExtintorIndicação
Água (H2O)É indicado para incêndios da classe A. Seu princípio de extinção é por resfriamento e age em materiais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas. É proibido o seu uso para incêndios de classe B e C.
Gás Carbônico (CO2)É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.
Pó Químico B/CÉ indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas.
Pó Químico A/B/CÉ indicado para incêndios da classe A, B e C. Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas e abafamento (para incêndios da classe A) e pode ser usado para a contenção de fogo de praticamente qualquer natureza.
Espuma mecânicaÉ indicado para incêndios da classe A e B e seu uso é proibido para incêndios de classe C. Seu princípio de extinção é por meio de abafamento e resfriamento.
Tipos de Extintores
Tipos de Extintores

Classificação de incêndios

ClasseNatureza do fogo
Classe AIncêndio originado pela queima de materiais combustíveis sólidos que geram resíduos como papel, madeira, plásticos termoestáveis, borrachas, tecidos e fibras orgânicas.
Classe BO fogo é causado pela combustão de líquidos ou gases inflamáveis, combustíveis, graxas e plásticos que queimam apenas em superfície e não geram resíduos.
Classe CIncêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas, tais como quadros de força, fiação elétrica, transformadores, eletrodomésticos, etc.
Classe DFogo causado por metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio.

O que é um extintor?

De acordo com a NBR 12693 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio, um extintor é um aparelho manual utilizado com a finalidade de combater princípios e focos de fogo que contém um determinado agente extintor para certos tipos de incêndios.

Os projetos de combate a incêndio devem considerar em sua fase de confecção alguns requisitos baseado na norma. São eles:

  • A área e sua classe de risco de acordo com a área a ser protegida.
  • A origem ou natureza do fogo.
  • O agente ou tipo de extintor a ser utilizado para o combate do fogo.
  • A capacidade de extinção do aparelho extintor.
  • A distância que o usuário do extintor deverá percorrer para levá-lo até o local de princípio do incêndio.

Os extintores devem ser instalados em locais em que o acesso ao mesmo não seja bloqueado pelo fogo e devem ser devidamente sinalizados de forma a facilitar ao máximo a sua identificação pelo usuário. Também, não devem ficar em locais abertos que recebam ações de intempéries como o sol, chuva, vento, etc. Da mesma maneira, sua remoção não pode ser dificultada por estruturas feitas para protege-los como abrigos e suportes.

Cada tipo de extintor deve ser identificado quanto ao seu uso e sua indicação. É recomendável que se tenha mais próximo os extintores que combaterão o fogo em caso de incêndio de materiais próximos.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. Tipos de extintores de incêndio. Escola Engenharia, 2017. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-extintores/. Acesso em: 5 de novembro de 2018.

O que você achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários.

  1. Edson Benedito

    Muito bom! Estou tendo bom proveito deste estudo de conhecimento sobre cada tipo de extintores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *