Escola Engenharia > Projetos > Tipos de extintores de incêndio

Tipos de extintores de incêndio

Tipos de extintores e sua classificação. Confira aqui tudo sobre extintores de incêndio, Classe A, Classe B, Classe C e Classe D.

Por Caio Pereira • Atualizado em 19 de março de 2018

Existem diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio. Um incêndio pode ser causado por vários materiais diferentes e cada agente é responsável pelo combate de cada um.

Neste artigo, iremos descrever cada tipo de extintor existente e sua classificação, seus usos indicados e como identificar devidamente os extintores em projetos de combate a incêndio.

Tipos de extintores

Agente Extintor Indicação
Água (H2O) É indicado para incêndios da classe A. Seu princípio de extinção é por resfriamento e age em materiais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas. É proibido o seu uso para incêndios de classe B e C.
Gás Carbônico (CO2) É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.
Pó Químico B/C É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas.
Pó Químico A/B/C É indicado para incêndios da classe A, B e C. Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas e abafamento (para incêndios da classe A) e pode ser usado para a contenção de fogo de praticamente qualquer natureza.
Espuma mecânica É indicado para incêndios da classe A e B e seu uso é proibido para incêndios de classe C. Seu princípio de extinção é por meio de abafamento e resfriamento.
Tipos de Extintores

Tipos de Extintores

Classificação de incêndios

Classe Natureza do fogo
Classe A Incêndio originado pela queima de materiais combustíveis sólidos que geram resíduos como papel, madeira, plásticos termoestáveis, borrachas, tecidos e fibras orgânicas.
Classe B O fogo é causado pela combustão de líquidos ou gases inflamáveis, combustíveis, graxas e plásticos que queimam apenas em superfície e não geram resíduos.
Classe C Incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas, tais como quadros de força, fiação elétrica, transformadores, eletrodomésticos, etc.
Classe D Fogo causado por metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio.

O que é um extintor?

De acordo com a NBR 12693 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio, um extintor é um aparelho manual utilizado com a finalidade de combater princípios e focos de fogo que contém um determinado agente extintor para certos tipos de incêndios.

Os projetos de combate a incêndio devem considerar em sua fase de confecção alguns requisitos baseado na norma. São eles:

Os extintores devem ser instalados em locais em que o acesso ao mesmo não seja bloqueado pelo fogo e devem ser devidamente sinalizados de forma a facilitar ao máximo a sua identificação pelo usuário. Também, não devem ficar em locais abertos que recebam ações de intempéries como o sol, chuva, vento, etc. Da mesma maneira, sua remoção não pode ser dificultada por estruturas feitas para protege-los como abrigos e suportes.

Cada tipo de extintor deve ser identificado quanto ao seu uso e sua indicação. É recomendável que se tenha mais próximo os extintores que combaterão o fogo em caso de incêndio de materiais próximos.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. Tipos de extintores de incêndio. Escola Engenharia, 2017. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-extintores/. Acesso em: 19 de abril de 2024.

Copiado!

O que você achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários.

  1. Durvalino da Silva
    28 de abril de 2023

    Essas informações são de grande importância, pois traz orientação valiosa para segurança das nossas vidas em relação à prevenção e combate ao incêndio. Principalmente no uso correto dos extintores de combate aos incêndios.

  2. Adilson Cordeiro
    29 de maio de 2019

    Eu parabenizo quando alguém se preocupa com o próximo. Embora muitas pessoas não tenham o hábito de leitura, aqui encontramos informações úteis para o dia a dia, seja numa empresa, num veículo ou numa residência. Fiz até uma cola e estou passando para minha filha de 11 anos e funcionários da empresa onde trabalho.

  3. José Moreira Lopes
    26 de fevereiro de 2019

    Gostei. Sanou as minhas duvidas e é atualizado. Obrigado.

  4. Edson Benedito
    22 de abril de 2018

    Muito bom! Estou tendo bom proveito deste estudo de conhecimento sobre cada tipo de extintores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *