Escola Engenharia > Topografia > Locação de Obra: O que é e Como fazer passo a passo

Locação de Obra: O que é e Como fazer passo a passo

Locação de obra é o processo de transferência dos elementos da planta baixa para o terreno em que será realizada a obra. Veja o passo a passo!

Por Caio Pereira • Atualizado em 24 de julho de 2019

Locação de obra é o processo de transferência dos elementos da planta baixa de uma edificação para o terreno em que será realizada a obra.

Essa transferência é realizada por meio de marcações no terreno com o auxílio de pontaletes e linhas de nylon.

A locação de obra é uma das etapas mais importantes para a garantia da funcionalidade e da qualidade de toda a construção. Qualquer erro durante o seu procedimento, pode causar danos a elementos estruturais gerando trincas, fissuras e até mesmo o colapso.

Por isso, é recomendado que esse serviço seja sempre acompanhado por engenheiros civis, geólogos ou topógrafos que tenham bastante experiencia nessa área.

Passo a passo para a locação de obra

1. Limpeza do terreno
  2. Acompanhamento profissional de topografia
  3. Definir as referências
  4. Marcação do gabarito
  5. Execução do gabarito
  6. Execução das tabeiras
  7. Ajustar a locação de obra
  8. Marcar os elementos no gabarito
  9. Identificar os elementos
  10. Definição dos eixos
  11. Locar as formas

Passo 1: Limpeza do terreno

O terreno deve estar limpo e escavado até a proximidade das cotas definidas no projeto de implantação da obra.

Passo 2: Acompanhamento profissional de topografia

É recomendado o uso de serviços topográficos especializados para acompanhamento da locação da obra.

Passo 3: Definir as referências

Fazer a definição da referência de nível (RN) e da referência pela qual será feita a locação da obra. Conferir os eixos, divisas do terreno e alinhamento da rua, verificando estas distâncias.

Passo 4: Marcação do gabarito

A partir da referência escolhida no terreno, deve-se marcar uma das faces do gabarito com uma trena metálica e uma linha de nylon, obedecendo a uma distância de pelo menos 1 metro da face da edificação.

As demais faces do gabarito podem ser marcadas a partir da primeira face e do projeto de locação, verificando o esquadro de todos os cantos por meio do processo do triangulo retângulo.

Passo 5: Execução do gabarito

O gabarito deve ser executado por meio da cravação dos pontaletes ou peças roliças, que devem estar aprumados e alinhados, faceando sempre o mesmo lado da linha de nylon, procurando manter uma distância de aproximadamente 1,5m um do outro.

Marcação do gabarito na locação de obra

Marcação do gabarito na locação de obra (Fonte: Faz Fácil)

Passo 6: Execução das tabeiras

Após a cravação dos pontaletes, seus topos devem ser arrematados, de maneira que formem uma linha horizontal perfeitamente nivelada, a uma altura média do solo de cerca de 1,5m.

Na face interna dos pontaletes pregar tábuas também niveladas, formando a chamada “tabeira”.

Passo 7: Ajustar a locação de obra

Caso seja necessário, pregar sarrafos no topo dos pontaletes, travar o gabarito com mãos francesas e pintar o gabarito na cor branca.

Passo 8: Marcar os elementos no gabarito

Marcar todos os pilares, estacas e outros elementos de acordo com as definições do projeto utilizando trena metálica, esquadro, lápis de carpinteiro e pregos.

Passo 9: Identificar os elementos

Identificar na tabeira os nomes dos elementos com tinta, de preferência na cor vermelha para dar maior destaque e aumentar a visibilidade das marcações.

Passo 10: Definição dos eixos

Esticar um arame pelos dois eixos do elemento estrutural a ser locado (pilar, sapata, tubulão, estaca, etc).

O cruzamento dos arames de cada eixo definirá a posição do elemento estrutural no terreno, por meio de um prumo de centro. Para elementos de seção circular, descer um prumo pelo centro do elemento.

Passo 11: Locar as formas

Para elementos com seção não circular como triangulares, retangulares ou poligonais, descer um prumo em cada lateral para definição da posição das faces. Cravar um piquete nos pontos definidos pelo prumo e locar as formas.

PEREIRA, Caio. Locação de Obra: O que é e Como fazer passo a passo. Escola Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/locacao-de-obra/. Acesso em: 18 de março de 2024.

1. Manoel Fernandes
    12 de dezembro de 2023