Escola Engenharia > Topografia > Noções básicas de Topografia

Noções básicas de Topografia

Resumo detalhado sobre Topografia. Noções básicas de Topografia. O que é topografia e como aplicar os conceitos principais de Topografia.

Por Caio Pereira • Atualizado em 10 de janeiro de 2018

O que é Topografia ?

Topografia é a descrição minuciosa de um trecho da Terra contendo informações de todos os detalhes existentes como estradas, casas, montes, vales, rios, etc.

A palavra Topografia é de origem grega. TOPOS significa lugar e GRAFIA significa descrição.

Aplicações da Topografia

Divisão da Topografia

Levantamento topográfico ou topometria

O levantamento topográfico deve representar as características da superfície de um terreno bem como as dimensões dos lotes fornecendo dados confiáveis para que, depois de interpretados e manipulados, possam contribuir nos projetos arquitetônico e de implantação. Os levantamentos topográficos geralmente são apresentados através de desenhos de curvas de nível e de perfis.

Os levantamentos topográficos podem ser divididos em: Levantamentos planimétricos e levantamentos altimétricos.

Levantamento Planimétrico

Planimetria ou Placometria é a determinação das projeções horizontais dos pontos do terreno. São determinadas as medidas corretas do terreno pois nem sempre as medidas indicadas na escritura conferem com as medidas reais.

Levantamento Altimétrico

Altimetria ou Hipsometria é a determinação das alturas no relevo do solo. Estuda os procedimentos, métodos e instrumentos de distâncias verticais ou diferenças de nível e ângulos verticais (nivelamento).

Topologia

Estuda as formas do relevo. Representa, através de curvas de nível e pontos cotados, o relevo do terreno em planta.

Conceitos importantes

Escala

Uma planta topográfica nunca é feita em verdadeira grandeza. Imagine um desenho topográfico de uma cidade sendo feito em folhas no tamanho real. Gastaríamos milhões de folhas. Portanto, é adotada uma redução gráfica que chamamos de escala.

Saiba mais sobre o que é um Escalímetro

A escala é a relação entre a representação gráfica de um objeto e sua dimensão no terreno, dada na forma de fração.

E = d/D

Onde:

Quanto maior o denominador, ou seja, quanto maior a dimensão real, menor será a escala e o desenho consequentemente será menor. Portanto, o número de detalhes no desenho será menor.

Quanto menor o denominador, maior será a escala, ocasionando em um maior detalhamento dos elementos na planta topográfica.

Exemplo:  10 cm no desenho feito na escala 1: 1.000 → E = d / D

1 / 1.000 = 10 cm / D → D = 1.000 x 10 cm → D = 10.000 cm → D = 100 metros

A escala pode ser classificada em escala gráfica e escala numérica.

Escala gráfica

Escala gráfica é uma régua desenhada na mesma escala da planta topográfica que representa a escala numérica empregada. Geralmente são utilizadas em desenhos cartográficos onde o denominador é um número elevado.

Escala Gráfica

Escala numérica

A escala numérica é o valor numérico da escala da planta topográfica em forma de fração de número unitário.

PEREIRA, Caio. Noções básicas de Topografia. Escola Engenharia, 2013. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/nocoes-basicas-de-topografia/. Acesso em: 18 de abril de 2024.

1. João Silva
    12 de outubro de 2019

Este trabalho completou o meu estudo topográfico da faculdade de Engenharia Civil que estou terminando. Muito obrigado por postar essa publicação. Um forte abraço!

2. Pedro Rocha
    27 de março de 2018

Estou começando o curso de topografia! Gostei muito!

3. José Soares
    30 de janeiro de 2018

Muito bom os conteúdos. Estou começando o curso técnico em edificações e vou tá pegando bastante conhecimento.

4. Hlder Maquie
    22 de janeiro de 2018

É dessa matéria que um técnico topográfico torna se um verdadeiro profissional.
    Grato pelo conteúdo!

5. Pedti
    5 de agosto de 2017

Amei este conteúdo. Muito obrigado!

6. Eurico Teixeira Almeida
    17 de dezembro de 2015

Esta parte de escalas é muito importante para a formação do profissional topógrafo, escalas e quais desenhos se encaixa determinada escala.

• julio da costa mourao
      30 de maio de 2016

Muito bom. É disso que estou precisando para ser um grande profissional.