O que é Pé-direito?

Pé-direito é a diferença de altura entre o piso e o teto de um ambiente. Confira quais fatores devem ser levados em consideração para definir o pé-direito.

Pé-direito é a diferença de cota vertical (ou altura) entre o piso e o teto de um cômodo ou mesmo de toda a edificação.

Para a definição da altura do pé-direito, é levado em consideração os seguintes fatores:

  • Conforto do usuário: precisa permitir que uma pessoa circule livremente em pé pelo ambiente, mas devem ser sempre superiores a altura de portas. Em caso de sótão ou porão, é permitido pé-direito baixo com altura que suporte pessoas sentadas ou deitadas.
  • Legislação: diferentes municípios e regiões, por meio de seus códigos de obras, podem definir valores mínimos, como ocorre em outras dimensões como recuos e áreas.
  • Arquitetura: pés-direitos maiores ou partes da edificação com o dobro das outras (o chamado pé-direito duplo) promovem beleza e imponência, podendo ocorrer em casas e prédios residenciais, mas sendo mais comum nos prédios comerciais.
  • Terreno: é possível, em terrenos em declive, criar partes em níveis diferentes, mantendo o mesmo nível de teto, o que reduz movimentos de terra.
  • Ampliações: exigem cuidado porque, principalmente em residências, geram telhados inferiores às partes originais. Nesses casos, alguns construtores acabam gerando pontos com pé-direito muito baixo.
  • Instalações: tubos de água ou, principalmente de esgoto, passam por baixo das lajes e ficam dentro de tetos rebaixados, em prédios, na prumada de banheiros.
Imagem ilustrativa do pé-direito
Imagem ilustrativa do pé-direito em um cômodo

Feita a definição do pé-direito, é importante destacá-lo graficamente no projeto arquitetônico. Para tanto, devem ser usados os cortes, que dispõem das cotas verticais.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. O que é Pé-direito?. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/pe-direito/. Acesso em: 14 de dezembro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *