Escola Engenharia > Impermeabilizações > Emulsão Asfáltica – Passo a passo da aplicação

Emulsão Asfáltica – Passo a passo da aplicação

Como aplicar emulsão asfáltica. Passo a passo de como executar impermeabilização com emulsão asfáltica. Preço de emulsão asfáltica e características

Por Caio Pereira • Atualizado em 6 de outubro de 2018

Emulsão asfáltica é um composto de material betuminoso ou asfalto aplicado à frio, emulsionado em água através de aditivos dispersantes. A quantidade de asfalto pode variar entre 60 a 70 %. Geralmente as emulsões asfálticas são utilizadas para  impermeabilização ou preparação de fundações, baldrames, muros de arrimo, alicerces, estruturas em contato com o solo, etc.

Veja aqui como fazer a impermeabilização de lajes – Passo a Passo

A emulsão asfáltica é utilizada para preparação de uma base ou superfície para recebimento de impermeabilização como manta asfáltica ou mesmo para constituir membranas moldadas in loco sendo reforçadas com telas de náilon ou poliéster.

Etapas de Execução de Emulsão Asfáltica

A base ou superfície a ser aplicada a emulsão asfáltica deve estar limpa e reparada de irregularidades com argamassa de regularização. Deve ser removido qualquer tipo de poeira ou sujeiras incrustadas na superfície e tratadas qualquer fissura, parte solta ou desagregada de piso.

A emulsão asfáltica pode ser aplicada com o auxílio de rolo de lã de carneiro, broxa ou trincha. Deve ser evitado o continuamento da execução de emulsão asfáltica em caso de chuvas, em ambientes muito úmidos e em ambientes com presença de muita poeira.

Após o término da aplicação, a região tratada com emulsão asfáltica deve ser isolada do trânsito de pessoas e cargas.

Aplicação de emulsão asfáltica

Consultar as seguintes normas técnicas:

NBR 8083 – Materiais e sistemas utilizados em impermeabilizações.

NBR 9574 – Execução de impermeabilização

NBR 9685 – Emulsões Asfálticas sem carga para impermeabilizações

NBR 9689 – Materiais e sistemas de impermeabilizações

PEREIRA, Caio. Emulsão Asfáltica – Passo a passo da aplicação. Escola Engenharia, 2013. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/emulsao-asfaltica/. Acesso em: 19 de março de 2024.

1. Paulo Guimarães
    9 de dezembro de 2018

Posso usar a manta asfaltica para vedar a entrada de chuvas entre dois telhados (entre aclive e declive) de telhas coloniais?

2. Aldemir Cândido Lopes
    28 de setembro de 2017

Posso aplicar emulsão asfáltica para impermeabilizar caixa de gordura pré fabricada?

3. Walmir Carlos Pacheco
    22 de agosto de 2017

Preciso fazer a impermeabilização de uma laje aproximada de 600m², onde existe um tráfego de veículo nesta laje. Devo utilizar quantas camadas de manta vinílica? Qual o método a ser utilizado? Prime ou solução betuminosa? Qual é a ABNT (NBR) que regula estas informações?

4. Francisco
    26 de julho de 2017

A emulsão asfáltica para impermeabilização de parede interna de concreto em reservatório de água deve ser aplicada antes ou após o reboco?

5. Raquel
    13 de março de 2017

Gostaria de saber se a emulsão CR 1 veda vazamento em laje e se precisa ser diluída e se há algum perigo?

6. Urbano
    19 de abril de 2016

Olá gostaria de saber se é possível aplicar a emulsão em uma laje onde existe manta asfaltica ? E se possível devo proceder removendo a camada de alumínio e aplicando emulsão? Vai me ajudar muito e desde já fico agradecido.

• Sidiny Jr
      25 de fevereiro de 2017

Existem locais onde não é aconselhável impermeabilizações pré-moldadas (mantas asfálticas), devido a geometria do local, onde pode haver “brechas” não fechadas. Nesses casos é aconselhado a impermeabilização moldada in loco (membranas); aparentemente se a manta está infiltrando, pode ser problema na execução ou o sistema não é ideal. Sendo assim, retire a manta, prepare a superfície e aplique o emulsão asfáltica, mas NÃO SOBRE A MANTA.