Escola Engenharia > Impermeabilizações > Impermeabilização de lajes: Como fazer passo a passo

Impermeabilização de lajes: Como fazer passo a passo

Aprenda como é feita a impermeabilização de lajes com passo a passo resumido. Conheça as etapas para impermeabilizar laje de forma segura. Confira!

Por Caio Pereira • Atualizado em 11 de outubro de 2018

Impermeabilização de lajes é o procedimento utilizado para interceptar o fluxo de água de uma superfície e encaminhá-lo para os dispositivos que irão realizar o seu devido descarte ou reaproveitamento.

A impermeabilização de uma laje pode ser realizada para proteger a superfície contra águas de chuvas, de banhos, de lavagens ou de qualquer outra atividade que utilize água.

Essa proteção irá garantir que os elementos como o piso da laje e a estrutura em que foi executado, não sejam afetados pela ação da água que pode causar o desplacamento de pisos, corrosão da armadura utilizada no concreto armado, aparecimento de fungos e bactérias, dentro outros. Impermeabilizar uma laje pode ajudar a manter a estrutura em bom funcionamento e aumentar a vida útil da edificação.

Tipos de impermeabilização

Para a definição do melhor método para impermeabilizar lajes, é necessário conhecer os tipos de impermeabilização que podem ser executados.

É importante ressaltar que cada método de impermeabilização possui procedimentos e produtos diferentes e o estudo de cada um deles irá garantir que você tenha um serviço melhor executado e por um preço mais acessível.

Basicamente, há dois tipos de impermeabilização: impermeabilização rígida e impermeabilização flexível.

Impermeabilização rígida

A impermeabilização rígida é recomendada para ser utilizada em locais em que não há grandes movimentações da estrutura, principalmente ocasionadas pela variação térmica.

Portanto, este tipo de impermeabilização é geralmente utilizada em estruturas como fundações, baldrames, reservatórios inferiores de água, piscinas enterradas, poços de elevador, muros de arrimo, etc.

As impermeabilizações rígidas podem ser aplicadas com produtos como argamassas impermeáveis, argamassas poliméricas e epóxi ou por cristalização.

Impermeabilização flexível

Por outro lado, a impermeabilização flexível é recomendada para locais em que a estrutura pode se movimentar sem causar dano aos outros elementos da edificação.

Este tipo de impermeabilização é recomendado para uso em lajes (maciças, mistas ou pré-moldadas), terraços, varandas, reservatório superior de água, jardins e pisos de cozinha, banheiro e áreas de serviço.

Os produtos mais comuns para aplicação de uma impermeabilização flexível são:

Como fazer impermeabilização de lajes passo a passo

Para a definição do tipo de impermeabilização de lajes adequado em um ambiente é fundamental que seja realizado um projeto de impermeabilização com um engenheiro especializado nesse serviço. Este profissional irá desenvolver uma solução que protegerá a sua edificação e te dará suporte durante a execução.

Pode-se também buscar informações sobre os produtos com fornecedores e fabricantes.

Abaixo você pode conferir os métodos executivos com um passo passo para realizar a impermeabilização em lajes utilizando o processo de cristalização e por manta asfáltica.

Impermeabilização por cristalização

Impermeabilização de lajes por cristalização

Impermeabilização de lajes por processo de cristalização (Fonte: Habitíssimo)

Impermeabilização por manta asfáltica

Impermeabilização de lajes com manta asfáltica

Impermeabilização de lajes utilizando-se manta asfáltica (Fonte: Construindo Decor)

PEREIRA, Caio. Impermeabilização de lajes: Como fazer passo a passo. Escola Engenharia, 2017. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/impermeabilizacao-de-lajes/. Acesso em: 18 de março de 2024.

1. Pamela
    23 de dezembro de 2017

Eu posso fazer as duas no mesmo local? Colocar a impermeabilização de cristalização e a asfáltica?