Escola Engenharia > Fundações e Geotecnia > Viga Baldrame: O que é e como executar

Viga Baldrame: O que é e como executar

As vigas baldrame são elementos estruturais que têm função de receber cargas da estrutura e transmití-las aos elementos de fundação.

Por Caio Pereira • Atualizado em 15 de fevereiro de 2021

As vigas baldrame são os elementos estruturais que dividem a infraestrutura (fundação) da supraestrutura (estruturas acima do solo, em geral) e podem ou não estar abaixo do nível do terreno.

Quando falamos apenas em baldrames, há quem conheça como sinônimo de sapata corrida, que é um tipo especial de sapata.

O papel das vigas baldrame

Na concepção estrutural de edifícios em concreto armado, as vigas baldrame recebem as cargas de paredes e outros elementos e as transmitem aos elementos de fundação, como sapatas ou blocos de coroamento.

Viga baldrame de uma fundação
Viga baldrame de uma fundação ou alicerce

Quanto ao formato, em nada diferem das demais vigas da edificação, não sendo consideradas parte da fundação em si.

Como executar as vigas baldrame?

Finalizados os elementos de fundação, como sapatas ou blocos de coroamento de estacas, deve-se dobrar as armaduras e fixar as formas (sustentadas por cimbramento) das vigas baldrame. Dependendo do nível do terreno, pode haver a execução sem o fechamento da face inferior da forma.

A falta desse fechamento pode permitir o escorrimento de nata de cimento, ou ainda uma perda no concreto, comum em concretagem sobre solo. Assim, antes da concretagem, deve-se buscar executar as formas bem rentes ao solo e colocar lastro de brita na superfície inferior.

Após a concretagem das vigas baldrame, com vibração durante a execução e cura nos dias seguintes, deve-se promover a impermeabilização da face superior, a fim de evitar a vinda de umidade do solo por capilaridade à alvenaria da parede imediatamente acima. Essa impermeabilização pode ser feita pela pintura com produtos específicos para esse fim.

O papel das sapatas corridas

As sapatas corridas ou baldrames são elementos de fundação superficial. Elas possuem a função de sapatas, mas diferentemente de outros modelos, não recebem cargas concentradas no centro de gravidade, mas cargas distribuídas linearmente ao longo de seu eixo central. Um exemplo de uso dessas sapatas é na fundação de muros.

Como executar os baldrames?

Para executar os baldrames ou sapatas corridas, deve-se abrir as valas com a base mais dez centímetros de cada lado. O fundo deve ser apiloado e receber ou um lastro de concreto magro (150 kg/m³ de cimento) ou lastro de brita (compactada, contendo pó-de-pedra).

O passo seguinte na execução está na montagem das formas. A seguir, insere-se a armadura com espaçadores. Há armaduras na base do baldrame (para resistir às tensões de tração, o que diminui o volume concretado em relação ao bloco) ou eventuais armaduras para pilares-parede, quando não falamos de muros.

Por fim, ocorre a concretagem do elemento de fundação. Deve haver vibração adequada para evitar nichos e garantir a resistência mecânica de projeto.

PEREIRA, Caio. Viga Baldrame: O que é e como executar. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/viga-baldrame/. Acesso em: 19 de março de 2024.

1. Marcondes Gomes
    18 de março de 2019

Posso usar canaletas na execução de vigas baldrames?