Escola Engenharia > Fundações e Geotecnia > O que é bate estacas?

O que é bate estacas?

Características dos equipamentos bate-estacas. Confira os tipos de bate estacas disponíveis no mercado e qual a finalidade de cada um.

Por Caio Pereira • Atualizado em 21 de maio de 2018

Bate estaca é um equipamento utilizado para a execução de fundações profundas nas construções. Geralmente utilizadas em obras de maior porte, os bate estacas são usados para a cravação dos diversos tipos de estacas como estaca pré moldada de concreto, metálica e de madeira.

O bate estaca geralmente compõe-se de uma torre e um martelo que irá realizar o movimento que gerará a força necessária para a cravação da estaca no solo. Se este equipamento não existisse, seria preciso que os operários de uma obra utilizassem de força bruta podendo causar maior risco de acidentes e lesões e maior tempo para a execução do serviço.

O trabalho de um bate estaca consiste na cravação, por meio de percussão, aplicada na cabeça da estaca de um elemento de concreto, aço ou madeira até uma profundidade que possa oferecer uma capacidade de carga.

É importante dizer que este equipamento causa vibrações no terreno e tem que ser adotadas medidas para que terrenos vizinhos ou elementos já construídos no próprio canteiro de obras não sejam afetados pela vibração do bate estaca.

Tipos de bate estaca

Bate estacas de gravidade

PEREIRA, Caio. O que é bate estacas?. Escola Engenharia, 2017. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/bate-estaca/. Acesso em: 20 de abril de 2024.

1. Jose Valter
    26 de fevereiro de 2018

É um grande exemplo para as pessoais leigas que não sabem qual é a função de um bate estaca na obra de engenharia!