O que é bate estacas?

Bate estaca é um equipamento utilizado para a execução de fundações profundas nas construções. Geralmente utilizadas em obras de maior porte, os bate estacas são usados para a cravação dos diversos tipos de estacas como estaca pré moldada de concreto, metálica e de madeira.

O bate estaca geralmente compõe-se de uma torre e um martelo que irá realizar o movimento que gerará a força necessária para a cravação da estaca no solo. Se este equipamento não existisse, seria preciso que os operários de uma obra utilizassem de força bruta podendo causar maior risco de acidentes e lesões e maior tempo para a execução do serviço.

O trabalho de um bate estaca consiste na cravação, por meio de percussão, aplicada na cabeça da estaca de um elemento de concreto, aço ou madeira até uma profundidade que possa oferecer uma capacidade de carga.

É importante dizer que este equipamento causa vibrações no terreno e tem que ser adotadas medidas para que terrenos vizinhos ou elementos já construídos no próprio canteiro de obras não sejam afetados pela vibração do bate estaca.

Tipos de bate estaca

  • Manual: Neste tipo de bate estacas, o esforço realizado para a cravação das estacas é realizado com a forca bruta através de golpes por atividades manuais.
  • Queda livre ou gravidade: Este é um dos tipos mais utilizados em obras. É composto por guias verticais e por um motor que tem a finalidade de erguer um peso até certa altura e soltá-lo. Quem faz o esforço da cravação é a gravidade. É importante que se tenha um operador experiente e bem capacitado pois a obtenção da nega fica a cargo dele. A média de golpes conseguidos é de 10 por minuto.
Bate estacas de gravidade

Bate estacas de gravidade

  • Bate estaca a vapor ou de efeito simples: Consegue-se uma média de 40 a 50 golpes por minuto por este tipo de bate estacas. Consiste em um martelo de altura controlada pela quantidade de gases sob pressão na câmara. É chamado de efeito simples, pois os gases realizam o trabalho somente para o levantamento do martelo e a gravidade realiza a queda.
  • Pilão de duplo efeito: Recebe este nome pois, ao contrário do de efeito simples, realiza o trabalho para içar e para a queda do martelo. Com isso, consegue-se uma frequência muito maior de cravação, na ordem de 250 a 300 golpes por minuto.
  • Bate estaca de explosão: Nesse tipo de bate estacas o levantamento do martelo é realizado por meio da explosão de gases (tipo diesel).

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *