Canteiro de obras: tipos, elementos e exigências da NR-18
Canteiro de obras é a área da construção planejada para alocar e distribuir materiais, mão de obra e equipamentos de maneira eficiente e inteligente.
Canteiro de obras é a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra e é composto por áreas de vivência e áreas operacionais.
O canteiro de obras deve ser planejado e projetado antes mesmo do início da construção de qualquer edificação. Esse processo otimiza o espaço de trabalho e possibilita maior eficiência e segurança para a obra.
O planejamento do canteiro de obras, ou planejamento de “layout” como também é chamado, pode ser definido como o planejamento da logística da obra, como a disposição das instalações provisórias, armazenamento de materiais, movimentação de trabalhadores e máquinas, entre outros.
Essa organização, se bem planejada, promoverá maior agilidade para obra devido a diminuição do tempo de deslocamento de materiais, pessoas e máquinas, influenciando diretamente na dinâmica da obra e na funcionalidade na execução de cada etapa de trabalho.
Tipos de canteiro de obras
Os canteiros de obras são divididos em três tipos: restritos, amplos e lineares.
Canteiro restrito
Nos canteiros denominados restritos, a construção ocupa todo o terreno ou a maior parte dele. Este tipo é o mais frequente em áreas urbanas, principalmente em bairros centrais, onde devido ao alto custo dos terrenos, as edificações ocupam praticamente o lote inteiro e não há muito espaço disponível para a instalação do canteiro de obras.
Canteiro amplo
Os canteiros denominados amplos possuem apenas uma pequena parcela de terreno ocupada pela construção. Há possibilidade de vários acessos para máquinas e veículos, bastante espaço para armazenamento de materiais e acomodação para os funcionários.
Esse canteiro é encontrado em construções industriais, conjuntos habitacionais e em grandes obras.
Canteiro linear
Os canteiros de obras lineares são limitados em apenas uma dimensão e possuem poucas possibilidades de acesso.
Alguns exemplos de obras onde esses canteiros estão presentes são: obras de estradas de ferro, rodovias, redes de gás, etc.
Principais elementos de um canteiro de obras
Os componentes que irão compor o canteiro de obras são divididos em áreas de vivência e áreas operacionais, esses componentes dependem do porte da obra e serão dimensionados pelo engenheiro de acordo com as especificações da norma e necessidade da obra.
Os principais elementos das áreas de vivência são:
- Vestiários (masculino e feminino)
- Instalações sanitários (masculino e feminino)
- Refeitório
- Cozinha (apenas se houver preparo de alimento em obra)
- Área de lazer
- Alojamento e lavanderia (apenas se os funcionários residirem na obra)
- Ambulatório (em obras com 50 ou mais operários).
Os elementos que constituem as áreas operacionais são:
- Escritórios
- Portaria
- Almoxarifado
- Depósitos
- Central de concreto
- Central de argamassa
- Central de armação
- Entre outros.
Como projetar um canteiro de obras?
O projeto de um canteiro de obras inicia-se pelo posicionamento de todos os elementos que irão compor a obra, para isso, o engenheiro considera os principais fatores que são: cronograma, orçamento, histograma, programa de necessidades, restrições do terreno e definições técnicas.
Este projeto deve atender todas as etapas da construção, desde a limpeza do terreno e a execução da fundação até os revestimentos finais. Deve levar em conta também a logística e a segurança.
A logística compreende todas as ações que otimizam e racionalizam as etapas da construção, incluindo o recebimento e armazenamento de materiais e a movimentação de equipamentos, ferramentas e funcionários.
É interessante que o engenheiro coordene o canteiro de obras para que os materiais e insumos não permaneçam estocados por muito tempo, implementando o conceito just in time, onde os pedidos de insumos chegam na obra na quantidade e tempo certos, sendo levados diretamente no local onde serão aplicados e utilizados.
Assim, o canteiro de obras tende a ser mais ágil, eliminando o ócio e reduzindo o desperdício, o bloqueio de vias de acesso e tempo gasto com transporte de materiais dentro na obra.
Quais são as normas técnicas que devem ser seguidas?
As principais normas para o planejamento do canteiro de obras são a NR 18 e a NBR 12284 (NB 1367).
Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:
PEREIRA, Caio. Canteiro de obras: tipos, elementos e exigências da NR-18. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/canteiro-de-obras/. Acesso em: 4 de novembro de 2024.
Copiado!
Simplificado, parabéns pelo trabalho e obrigada, ajudou bastante!
Muita informação relevante ao tema. Parabéns! me ajudará bastante. obrigado.
Parabéns pelo conteúdo. Claro e objetivo!
Excelente trabalho, quero parabeniza-lo pelo conteúdo, que todos sigam isso e aprimore seus trabalhos.
Sou técnico em edificações, por isso todos os conceitos relevantes ao canteiro de obras é muito eficaz, para que eu possa desenvolver um projeto técnico inteligente e eficiente com autonomia.
Excelente! Muito me ajudou.