Canteiro de obras: tipos, elementos e exigências da NR-18

Canteiro de obras é a área da construção planejada para alocar e distribuir materiais, mão de obra e equipamentos de maneira eficiente e inteligente.

Canteiro de obras é a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra e é composto por áreas de vivência e áreas operacionais.

O canteiro de obras deve ser planejado e projetado antes mesmo do início da construção de qualquer edificação. Esse processo otimiza o espaço de trabalho e possibilita maior eficiência e segurança para a obra.

O planejamento do canteiro de obras, ou planejamento de “layout” como também é chamado, pode ser definido como o planejamento da logística da obra, como a disposição das instalações provisórias, armazenamento de materiais, movimentação de trabalhadores e máquinas, entre outros.

Essa organização, se bem planejada, promoverá maior agilidade para obra devido a diminuição do tempo de deslocamento de materiais, pessoas e máquinas, influenciando diretamente na dinâmica da obra e na funcionalidade na execução de cada etapa de trabalho.

Tipos de canteiro de obras

Os canteiros de obras são divididos em três tipos: restritos, amplos e lineares.

Canteiro restrito

Canteiro de obras restrito
Canteiro de obras restrito

Nos canteiros denominados restritos, a construção ocupa todo o terreno ou a maior parte dele. Este tipo é o mais frequente em áreas urbanas, principalmente em bairros centrais, onde devido ao alto custo dos terrenos, as edificações ocupam praticamente o lote inteiro e não há muito espaço disponível para a instalação do canteiro de obras.

Canteiro amplo

Canteiro de obras amplo
Canteiro de obras amplo

Os canteiros denominados amplos possuem apenas uma pequena parcela de terreno ocupada pela construção. Há possibilidade de vários acessos para máquinas e veículos, bastante espaço para armazenamento de materiais e acomodação para os funcionários.

Esse canteiro é encontrado em construções industriais, conjuntos habitacionais e em grandes obras.

Canteiro linear

Canteiro de obras linear
Canteiro de obras linear

Os canteiros de obras lineares são limitados em apenas uma dimensão e possuem poucas possibilidades de acesso.

Alguns exemplos de obras onde esses canteiros estão presentes são: obras de estradas de ferro, rodovias, redes de gás, etc.

Principais elementos de um canteiro de obras

Os componentes que irão compor o canteiro de obras são divididos em áreas de vivência e áreas operacionais, esses componentes dependem do porte da obra e serão dimensionados pelo engenheiro de acordo com as especificações da norma e necessidade da obra.

Os principais elementos das áreas de vivência são:

  • Vestiários (masculino e feminino)
  • Instalações sanitários (masculino e feminino)
  • Refeitório
  • Cozinha (apenas se houver preparo de alimento em obra)
  • Área de lazer
  • Alojamento e lavanderia (apenas se os funcionários residirem na obra)
  • Ambulatório (em obras com 50 ou mais operários).

Os elementos que constituem as áreas operacionais são:

  • Escritórios
  • Portaria
  • Almoxarifado
  • Depósitos
  • Central de concreto
  • Central de argamassa
  • Central de armação
  • Entre outros.

Como projetar um canteiro de obras?

O projeto de um canteiro de obras inicia-se pelo posicionamento de todos os elementos que irão compor a obra, para isso, o engenheiro considera os principais fatores que são: cronograma, orçamento, histograma, programa de necessidades, restrições do terreno e definições técnicas.

Este projeto deve atender todas as etapas da construção, desde a limpeza do terreno e a execução da fundação até os revestimentos finais. Deve levar em conta também a logística e a segurança.

A logística compreende todas as ações que otimizam e racionalizam as etapas da construção, incluindo o recebimento e armazenamento de materiais e a movimentação de equipamentos, ferramentas e funcionários.

É interessante que o engenheiro coordene o canteiro de obras para que os materiais e insumos não permaneçam estocados por muito tempo, implementando o conceito just in time, onde os pedidos de insumos chegam na obra na quantidade e tempo certos, sendo levados diretamente no local onde serão aplicados e utilizados.

Assim, o canteiro de obras tende a ser mais ágil, eliminando o ócio e reduzindo o desperdício, o bloqueio de vias de acesso e tempo gasto com transporte de materiais dentro na obra.

Quais são as normas técnicas que devem ser seguidas?

As principais normas para o planejamento do canteiro de obras são a NR 18 e a NBR 12284 (NB 1367).

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. Canteiro de obras: tipos, elementos e exigências da NR-18. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/canteiro-de-obras/. Acesso em: 11 de dezembro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *