Aprenda 3 DICAS para se tornar um MELHOR engenheiro:

Tipos de cimento: Características e especificações

Tipos de cimento e principais características de cada um. Artigo completo com resumo de todos os tipos de cimento produzidos no Brasil.

Há diferentes tipos de cimento que são produzidos no Brasil. Cada um apresenta uma composição diferente de outro de forma a fornecer ao concreto uma característica diferente como maior trabalhabilidade, durabilidade, resistência, etc.
O cimento Portland é um material pulverulento, ou seja, se apresenta em estado de pó fino, constituído de silicatos e aluminatos de cálcio, praticamente sem cal livre. Estes silicatos e aluminatos complexos, ao serem misturados com água, hidratam-se o produzem o endurecimento da massa, oferecendo elevada resistência mecânica.

Atualmente, o cimento Portland se divide em onze tipos:

CP I – Cimento Portland comum

O CP I é um tipo de cimento Portland sem nenhuma adição com exceção do gesso, que é utilizado somente como retardador da pega. Esse tipo de cimento é utilizado geralmente em obras em que não há exposição a ambientes desfavoráveis com a presença por exemplo de sulfatos do solo ou de águas subterrâneas.

Classe de resistência: 25 MPa

NBR  5.732 – Cimento Portland comum

CP I-S – Cimento Portland comum com adição

O CP-I-S é um tipo de cimento Portland com as mesmas características do CP-I porém com adição de no máximo 5% de material pozolânico em massa que garante uma menor permeabilidade a este tipo de cimento.

Classe de resistência: 25 MPa

NBR  5.732 – Cimento Portland comum

CP II-E – Cimento Portland composto com escória granulada de alto forno

O CP II-E é um tipo de cimento usado quando há necessidade de que as estruturas tenham um desprendimento de calor moderadamente lento ou que possam ser atacados por sulfatos. O CP II-E é constituído de 94% à 66% de clinquer e gesso e de 6% à 34% de escória granulada de alto forno.

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa

NBR 11.578 – Cimento Portland composto – Especificação

CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana

O CP II-Z é um cimento que geralmente é utilizado em obras marítimas, industriais e subterrâneas por conter de 6% a 14% de pozolana garantindo uma maior impermeabilidade e durabilidade ao concreto produzido com este tipo de cimento.

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa

NBR 11.578 – Cimento Portland composto – Especificação

CP II-F – Cimento Portland composto com filer

O CP II-F é utilizado para várias aplicações como no preparo de argamassas de assentamento, argamassas de revestimento, estruturas de concreto armado, solo-cimento, pisos e pavimentos de concreto, etc. Este tipo de cimento é um composto constituído de 90% à 94% de clinquer e gesso e de 6% a 10% de material carbonático ou filer.

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa

NBR 11.578 – Cimento Portland composto – Especificação

CP III – Cimento Portland de alto forno

O CP III é um cimento que pode ser usado tanto na execução de obras de grande porte e agressividade como barragens, esgotos, pavimentação de estradas, pistas de aeroporto, etc quanto na aplicação de argamassas de assentamento e revestimento, estruturas de concreto armado, protendido, projeto, rolado etc.

Este tipo de cimento contém adição de 35% a 70% de escória em sua composição o que lhe confere maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e à expansão além de baixo calor de hidratação.

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa

NBR 5.735 – Cimento Portland de alto-forno

CP IV – Cimento Portland Pozolânico

Este tipo de cimento é constituído de 15% a 50% de material pozolânico por isso é conhecido como Cimento Portland Pozolânico. O concreto produzido com este cimento, em relação ao concreto feito com Cimento Portland Comum, apresenta maior impermeabilidade, maior durabilidade e maior resistência mecânica à compressão à longo prazo. É geralmente utilizado para grandes volumes de concreto devido ao baixo calor de hidratação e em obras expostas à ação de água corrente e ambientes agressivos devido a sua baixa porosidade.

Classe de resistência: 25 e 32 MPa.

NBR 5.736 – Cimento Portland pozolânico

CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial

O CP V-ARI é um dos tipos de cimentos que não contém adições em sua composição (em casos excepcionais pode conter até 5% de material carbonático). O que o difere do CP I é seu processo de dosagem e produção do clínquer. As alterações nas dosagens de calcário e argila na produção do clínquer garante ao CP V-ARI uma alta resistência inicial do concreto podendo atingir em torno de 26 Mpa de resistência já no primeiro dia de aplicação do concreto. É utilizado em obras tanto de pequeno porte quanto de grande porte em casos em que se torna necessária uma alta resistência inicial para desforma rápida dos elementos de concreto armado.

NBR 5.733 – Cimento Portland de alta resistência inicial

CP-RS – Cimento Portland resistente a sulfatos

O CP-RS é um tipo de cimento que pode ser utilizado em obras de recuperação estrutural, concreto projeto, concreto armado, concreto protendido, elementos pré moldados de concreto, pavimentos etc. É necessário geralmente quando o concreto está submetido à meios agressivos sulfatados como redes de esgotos, ambientes industriais e água do mar.

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

NBR 5.737 – Cimentos Portland resistentes a sulfatos

CP-BC – Cimento Portland de baixo calor de hidratação

O CP-BC é um tipo de cimento que tem por finalidade retardar o desprendimento de calor em peças de grande massa de concreto, evitando o aparecimento de fissuras de origem térmica.

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

NBR 13.116 – Cimento Portland de baixo calor de hidratação – Especificação

CP-B – Cimento Portland Branco

O Cimento Portland Branco pode ser dividido em estrutural, aplicado para fins arquitetônicos com as mesmas características dos outros tipos de cimento porém com a pigmentação branca, e não estrutural, indicado para rejuntamento de cerâmica. A cor branca é obtida através de matérias-primas com baixo teor de manganês e ferro e a utilização do caulim no lugar a argila.

Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa (Quando estrutural)

NBR 12.989 – Cimento Portland branco – Especificação

Tipos de cimento
Tipos de cimento Portland

Se tiver alguma dúvida, poste nos comentários !

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. Tipos de cimento: Características e especificações. Escola Engenharia, 2013. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-cimento/. Acesso em: 17 de dezembro de 2017.

O que você achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários.

  1. Guilherme

    Boa tarde. Estou muito satisfeito com os poster, esta me ajudando muito na faculdade.

    Pode explicar sobre momento negativo?

  2. Leandro Brito

    Bom dia,
    Gostaria de saber como eu um corpo de prova de concreto de 10cm x 10cm x 10cm.
    Qual o melhor tipo de agregado miúdo e graúdo e cimento e aditivo.

    Obrigado.

  3. Fabiana Ferreira de Andrade de Souza

    Se puderem me explicar a desvantagens do concreto alta resistência inicial (ARI). Irei apresentar trabalho na escola. Grata.

  4. Anarela

    Olá!!
    Existe um cimento Portland no mercado que seja branco comum? Sem aditivo?
    Aguardo, obrigada

    • Diego Lima

      No Brasil este tipo de CP não é fabricado, muito difícil de se encontrar também em qualquer loja de material de construção.

  5. sandro fonseca

    Foi bom visitar a vossa página.

  6. Genivaldo

    Muito bom! Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *