Escola Engenharia > Estrutura de Concreto > Concreto Protendido: O que é, como é feito, vantagens e desvantagens

Concreto Protendido: O que é, como é feito, vantagens e desvantagens

O concreto protendido é o meio mais utilizado para aumentar a resistência à tração do concreto. Confira o que é o concreto protendido e sua principais vantagens e desvantagens.

Por Caio Pereira • Atualizado em 12 de fevereiro de 2021

O que é concreto protendido?

O concreto protendido é o meio mais utilizado para aumentar a resistência à tração do concreto. Este método construtivo tem como objetivo melhorar o desempenho das estruturas utilizando todo o potencial do concreto à compressão, deixando os esforços de tração para a armadura.

A resistência à tração do concreto é muito menor que a resistência à compressão do concreto, ficando na ordem de apenas 10%, valor que normalmente é desprezado nos cálculos estruturais.

O concreto protendido é bastante utilizado para a execução de laje protendida, relevante em estruturas em que os esforços de flexão são elevados, já que este procedimento é utilizado para que a resistência do concreto seja maior.

Como é feita a protensão do concreto?

O processo de protensão do concreto consiste em aplicar tensão nos cabos de aço antes da cura do concreto. A armadura sofre um pré-alongamento e produz um sistema autoequilibrado de esforços, sendo esse sistema a tração no aço e a compressão no concreto, aumentando a resistência do material sem grandes impactos de ações externas.

Laje em concreto protendido
Laje em concreto protendido (Fonte: Tecnosil)

Há dois tipos de protensão no mercado, a protensão aderente e a protensão não-aderente. A protensão aderente compõe-se pelo uso de cabos em bainhas metálicas, podendo essas serem lisas ou onduladas, em que se faz a injeção da calda de cimento, sendo possível ganhar o tanto de aderência que é preciso no sistema.

A protensão não-aderente consiste na utilização de cabos engraxados e cobertos por bainhas de polietileno ou polipropileno, os dois de alta aderência, proporcionando proteção contra corrosão.

Vantagens do concreto protendido

O concreto protendido pode ser empregado em diversas edificações, desde obras de arte, como pontes, viadutos, e até em obras de pequeno e médio porte. As vantagens do concreto protendido são:

Desvantagens do concreto protendido

As desvantagens do concreto protendido são:

Conclusão

O mercado da construção civil está sempre em desenvolvimento e cada vez mais competitivo. Os engenheiros e donos de empreiteiras procuram formas de obter edificações de maior qualidade com maior produtividade e melhor custo-benefício. Com esse desenvolvimento constante, fica cada vez mais difícil obter os mesmos resultados utilizando sistemas construtivos tradicionais e usuais.

O concreto protendido possibilita a construção de edificações mais eficientes. As chances de retrabalhos durante a execução da estrutura são muito pequenas em relação às obras convencionais, além da obra ser mais limpa, segura e rápida.

No Brasil, a cada ano que passa, novas empresas especializadas nessa tecnologia ganham espaço no mercado. É um campo muito promissor, já que as edificações ficam cada vez mais esbeltas e os consumidores cada vez mais exigentes.

Historicamente, a protensão foi utilizada no Brasil pela primeira vez em 1949, na construção de uma ponte no Rio de Janeiro, desde então, a frequência com que é utilizado só foi aumentando, principalmente em lajes. O uso dessa técnica em lajes assegura um controle efetivo às flechas, deixando quase nula a ocorrência de fissuras, alcançando então, uma estrutura de excelente qualidade e grande durabilidade.

PEREIRA, Caio. Concreto Protendido: O que é, como é feito, vantagens e desvantagens. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/concreto-protendido/. Acesso em: 25 de abril de 2024.

1. Elmo Freitas Costa
    17 de junho de 2023

Me ofereceu oportunidade de dar os primeiros passos no conhecimento sobre o concreto protendido, mas preciso de mais informações detalhadas de como fazer.

2. AMAURI DA SILVA
    8 de janeiro de 2023

Perfeito , matérias assim nos ajudam muito

3. Djalson Costa
    30 de novembro de 2022

Qual a resistência mínima recomendável para uma peça de concreto protendido?

4. Francisca Márcia
    20 de março de 2019

Muito satisfeita com a explicação, tenho muito que aprender ainda como técnica em edificações. Muito obrigada.