Escola Engenharia > Materiais de Construção > Cal: O que é, tipos e aplicações

Cal: O que é, tipos e aplicações

Por Caio Pereira • Publicado em 14 de janeiro de 2019

A cal é um aglomerante utilizado na construção civil para elaboração de argamassas e preparação dos processos de pintura.

Podem ser calcíticas quando grande parte do calcário que a originou é composto de carbonato de cálcio (CaCO3) ou dolomíticas, nesse caso, a dolomita (CaMg(CO3)2) é predominante em sua composição.

Calcários calcíticos são mais utilizados na produção de cimento Portland.

Tipos de cal

Existem diferentes usos da cal e, por isso, cada tipo é mais indicado para uma aplicação. Os tipos de cal mais comuns são:

Cal

Cal sendo adicionada à argamassa (Fonte: Mapa da Obra)

Aplicações da cal

Na construção civil, a cal é geralmente utilizada para:

Substitutos da cal

A utilização de cal em argamassas mistas não é obrigatória, mas extensamente utilizada. Entretanto, existem aditivos presentes no mercado que conseguem conferir às argamassas as mesmas propriedades desejadas quando se adiciona cal.

Esse aditivo confere trabalhabilidade por meio de incorporação de pequenas bolhas de ar. Um inconveniente é que exige dosagem correta (e pequena) para não levar a uma demasiada porosidade na argamassa endurecida, reduzindo sua resistência mecânica. É muito importante conferir as recomendações do fabricante.

Normas técnicas relacionadas quanto ao uso de cal

As normas respectivas às cais, que podem ser visualizadas por meio de consulta ao ABNT Catálogo, são as seguintes:

PEREIRA, Caio. Cal: O que é, tipos e aplicações. Escola Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/cal/. Acesso em: 25 de abril de 2024.