Tipos de demolição

Demolição é o ato de se destruir, de forma medida e calculada, alguma construção para então dar espaço para a construção de uma nova. O ato de demolir pode até não parecer, mas é uma das atividades mais comuns na construção civil. Muitas vezes durante a construção de uma edificação é necessário fazer a retirada de algum elemento já existente que não será utilizado.
Uma demolição pode ser necessária devido a idade de uma estrutura ou por questões de segurança. Por exemplo, uma construção antiga com risco de desabamento é recorrente que seja demolida para evitar possíveis acidentes.
Existem diversos meios e técnicas para realizar a demolição de alguma estrutura. Entre elas temos:

  • Demolição mecânica;
  • Demolição através do uso de explosivos;
  • Demolição manual.

 Demolição mecânica

A demolição mecânica é toda aquela que envolve o uso de equipamentos e ferramentas mecânicas para realizar a destruição ou retiramento de algum elemento no prédio. É realizado geralmente por máquinas de médio e grande porte como martelos pneumáticos, carregadeiras, escavadeiras e guindastes. Este tipo de demolição pode ser usado para retirada total ou parcial de paredes e lajes de concreto, elementos de estrutura metálica, pisos cerâmicos, estruturas de madeira, etc.

Demolição com o uso de equipamento mecânico.

Demolição com o uso de equipamento mecânico.

Vantagens da demolição mecânica

Como vantagens de se utilizar a demolição mecânica tem-se a rapidez na execução do serviço, a necessidade de menor mão de obra (porém especializada), maior capacidade de demolição e preço relativamente mais barato do que a demolição manual.

Desvantagens da demolição mecânica

Como desvantagens deste tipo de demolição, temos:

  • Alto risco de acidentes devido ao porte dos equipamentos;
  • Grande geração de poeira;
  • Ruídos;
  • Necessidade de solo consiste, o que muitas vezes não é possível;
  • Necessidade de mão de obra especializada.

Demolição com o uso de explosivos

A demolição feita através do uso de explosivos ou implosão é a técnica de demolição de edifícios que envolve o uso de explosivos. Os explosivos são utilizados com o objetivo de eliminar os principais elementos de apoio do prédio. A demolição por implosão é geralmente utilizada em áreas urbanas e para a demolição de grandes estruturas como arranha-céus, pontes etc.

Para que a implosão seja feita da melhor maneira possível é necessário um estudo detalhado sobre a estrutura. A colocação dos explosivos e o tempo de implosão depende do tipo da estrutura a ser demolida. É necessário uma equipe especializada para evitar acidentes e qualquer dano adicional que os explosivos podem causar.

Uma das etapas mais importantes durante o processo de demolição por uso de explosivos é identificar os principais elementos e áreas da estrutura para decidir o melhor tipo de explosivo a ser utilizado, onde posicioná-los e como temporizar as detonações.

Confira abaixo um vídeo mostrando a demolição de um edifício utilizando explosivos. Repare que as explosões ocorrem de forma sequencial.

Demolição manual

A demolição manual ou desconstrução é um tipo de demolição feita, como o próprio nome já diz, através de processos manuais. Este tipo de demolição é utilizada normalmente para trabalhos que exigem mais cuidado com a estrutura. Por exemplo, é adotada a desconstrução quando se deseja reciclar ou reaproveitar o material retirado em outro local. O processo de desconstrução pode ser considerado um tipo de demolição sustentável pois permite a reutilização de materiais evitando que a quantidade de resíduos gerados pela demolição seja descartado no meio ambiente e assim evitando impactos negativos na natureza.

Existem duas principais categorias de desconstrução. A primeira delas é a desconstrução não estrutural. Esse método está relacionado ao reuso de componentes de uma construção como portas, janelas e materiais de acabamento. O segundo método é a desconstrução estrutural que envolve materiais e estruturas como tijolos e blocos, madeira, pilares e vigas de concreto. Como um exemplo de reaproveitamento, pode ser citado a utilização de concreto demolido para a construção de um passeio ou calcada. Da mesma maneira, tijolos demolidos podem ser reciclados para a fabricação de novos tijolos para serem utilizados em outra construção.

Comentários
  1. Idalina

    Pergunta: Desmontagem de um galpão é considerado demolição? tem pouca alvenaria mais telhas de zinco nas laterais e teto
    Preciso de um plano de demolição?

    • Caio Pereira

      Olá Idalina!
      Qualquer desmontagem pode ser considerada uma demolição. Um plano de demolição definirá as diretrizes a serem seguidas durante a obra e conterá as informações pertinentes à segurança de quem realizará o trabalho. Segurança nunca é demais!

  2. Rafael Nunes

    Olá!! Gostaria de saber a fonte desse texto, para colocar no meu tcc.
    Fico no aguardo !!

    • Caio Pereira

      Olá Rafael,
      Que bom que o site está te ajudando em seu TCC. Você pode citar o Escola Engenharia como a fonte sem problemas. No padrão ABNT, a citação é:

      Tipos de demolição. Escola Engenharia. Disponível em: http://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-demolicao/. Acesso em: 22 de maio de 2016.

      Este material foi baseado na NBR 5682 – Contratação, execução e supervisão de demolições – e em conteúdos produzidos em língua inglesa.

      Espero ter ajudado! Boa sorte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *