Escola Engenharia > Sistemas Construtivos > Estrutura Metálica: Processo executivo, vantagens e desvantagens

Estrutura Metálica: Processo executivo, vantagens e desvantagens

Estrutura metálica é um elemento estrutural em aço. Conheça detalhes de sua fabricação, processo executivo, vantagens e desvantagens.

Por Caio Pereira • Atualizado em 29 de julho de 2019

Estrutura metálica é um elemento estrutural cuja seção é produzida totalmente em material metálico, principalmente aço. Este é formado essencialmente por ferro e carbono e sua resistência depende da quantidade de carbono utilizado.

Quanto maior o teor de carbono, maior será a resistência do aço para estrutura metálica, porém este será mais duro e frágil. Por isso, é de grande importância que o projeto estrutural para estruturas metálicas seja realizada por um profissional qualificado para a concepção de um correto dimensionamento e definição do aço a ser utilizado.

A estrutura metálica pode ser utilizada para a execução de vigas, pilares, terças, treliças de telhado, barrotes de mezaninos, pórticos, pergolados, dentre outros.

Não deve-se confundir uma estrutura metálica com barras de aço utilizadas em estruturas de concreto armado, pois possuem propriedades e comportamentos distintos. As barras de aço são utilizadas em associação com o concreto para suprir a deficiência deste em resistir a esforços de tração. Na estrutura metálica, há diferença de comportamento mecânico e processo construtivo.

Projeto

Quatro projetos, principalmente, irão ter condições diferenciadas no caso de estruturas metálicas. Um deles é o arquitetônico, que deve prever as condições e locais onde haverá peças aparentes. Outro é o Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI), pois o comportamento ao fogo de concreto armado, madeira, estrutura metálica e quaisquer materiais distintos também será diferenciado.

O terceiro projeto que pode ser citado é o estrutural. A modelagem irá seguir os princípios da análise estrutural, mas o projetista precisará avaliar as cargas de projeto previstas em norma específica, ligações e seções disponíveis no mercado.

Por último se pode citar o orçamento e planejamento do empreendimento de construção civil. O cronograma, a alocação de mão-de-obra e de recursos físicos irão sofrer alterações em função da tecnologia construtiva adotada. O engenheiro responsável pelo planejamento precisará fornecer um detalhamento completo aos fornecedores, escolhendo-os após pesar custos de fornecimento do material e transporte, que podem ser elevados em função do volume de material e distância entre fornecedor e canteiro.

Fabricação e aceitação das peças metálicas

Fornecidos os projetos para a indústria, a mesma irá produzir as peças necessárias. No recebimento de qualquer material em canteiro, é importante verificar se o que foi recebido confere com o pedido. Diferentemente de outros materiais, é mais difícil encontrar desbitolamentos (diferenças de dimensões da seção das peças estruturais entre pedido e efetivamente produzido).

Processo executivo

Estrutura metálica

Estrutura metálica utilizada para execução de prédio

Uma estrutura metálica terá passos executivos diferentes conforme o elemento estrutural em consideração. Em geral, treliças de telhado ou que assumam alguma outra função são produzidas diretamente nas empresas de serralheria. No caso especial da treliça metálica, ela é usada mesmo quando o restante do sistema construtivo não seja metálico.

A execução consistirá na fixação das peças entre si e com a infraestrutura (fundações). Dessa forma, todos os elementos como estacas, vigas de baldrame ou mesmo sapatas deverão já ter sido devidamente locados, executados e prontos para servir de suporte.

Nas ligações, serão utilizados solda ou parafusos. Para vigas e pilares metálicos, não será necessário realizar cimbramento por longos períodos, mas estabilizar as peças até que fiquem adequadamente ligadas e em suas posições definitivas. Equipamentos de içamento como gruas serão usados nessa tarefa. Utiliza-se mão de obra especializada.

Para estruturas pequenas, como alguns tipos de mezaninos ou pérgolas, empresas de serralheria de pequeno porte podem vir a trabalhar com as peças sem utilizar equipamentos para içar, mas irão demandar mais mão de obra para estabilização.

Vantagens da estrutura metálica

Desvantagens da estrutura metálica

PEREIRA, Caio. Estrutura Metálica: Processo executivo, vantagens e desvantagens. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/estrutura-metalica/. Acesso em: 28 de março de 2024.