Escola Engenharia > Sistemas Construtivos > Estrutura Metálica: Processo executivo, vantagens e desvantagens

Estrutura Metálica: Processo executivo, vantagens e desvantagens

Estrutura metálica é um elemento estrutural em aço. Conheça detalhes de sua fabricação, processo executivo, vantagens e desvantagens.

Por Caio Pereira • Atualizado em 29 de julho de 2019

Estrutura metálica é um elemento estrutural cuja seção é produzida totalmente em material metálico, principalmente aço. Este é formado essencialmente por ferro e carbono e sua resistência depende da quantidade de carbono utilizado.

Quanto maior o teor de carbono, maior será a resistência do aço para estrutura metálica, porém este será mais duro e frágil. Por isso, é de grande importância que o projeto estrutural para estruturas metálicas seja realizada por um profissional qualificado para a concepção de um correto dimensionamento e definição do aço a ser utilizado.

A estrutura metálica pode ser utilizada para a execução de vigas, pilares, terças, treliças de telhado, barrotes de mezaninos, pórticos, pergolados, dentre outros.

Não deve-se confundir uma estrutura metálica com barras de aço utilizadas em estruturas de concreto armado, pois possuem propriedades e comportamentos distintos. As barras de aço são utilizadas em associação com o concreto para suprir a deficiência deste em resistir a esforços de tração. Na estrutura metálica, há diferença de comportamento mecânico e processo construtivo.

Projeto

Quatro projetos, principalmente, irão ter condições diferenciadas no caso de estruturas metálicas. Um deles é o arquitetônico, que deve prever as condições e locais onde haverá peças aparentes. Outro é o Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI), pois o comportamento ao fogo de concreto armado, madeira, estrutura metálica e quaisquer materiais distintos também será diferenciado.

O terceiro projeto que pode ser citado é o estrutural. A modelagem irá seguir os princípios da análise estrutural, mas o projetista precisará avaliar as cargas de projeto previstas em norma específica, ligações e seções disponíveis no mercado.

Por último se pode citar o orçamento e planejamento do empreendimento de construção civil. O cronograma, a alocação de mão-de-obra e de recursos físicos irão sofrer alterações em função da tecnologia construtiva adotada. O engenheiro responsável pelo planejamento precisará fornecer um detalhamento completo aos fornecedores, escolhendo-os após pesar custos de fornecimento do material e transporte, que podem ser elevados em função do volume de material e distância entre fornecedor e canteiro.

Fabricação e aceitação das peças metálicas

Fornecidos os projetos para a indústria, a mesma irá produzir as peças necessárias. No recebimento de qualquer material em canteiro, é importante verificar se o que foi recebido confere com o pedido. Diferentemente de outros materiais, é mais difícil encontrar desbitolamentos (diferenças de dimensões da seção das peças estruturais entre pedido e efetivamente produzido).

Processo executivo

Estrutura metálica
Estrutura metálica utilizada para execução de prédio

Uma estrutura metálica terá passos executivos diferentes conforme o elemento estrutural em consideração. Em geral, treliças de telhado ou que assumam alguma outra função são produzidas diretamente nas empresas de serralheria. No caso especial da treliça metálica, ela é usada mesmo quando o restante do sistema construtivo não seja metálico.

A execução consistirá na fixação das peças entre si e com a infraestrutura (fundações). Dessa forma, todos os elementos como estacas, vigas de baldrame ou mesmo sapatas deverão já ter sido devidamente locados, executados e prontos para servir de suporte.

Nas ligações, serão utilizados solda ou parafusos. Para vigas e pilares metálicos, não será necessário realizar cimbramento por longos períodos, mas estabilizar as peças até que fiquem adequadamente ligadas e em suas posições definitivas. Equipamentos de içamento como gruas serão usados nessa tarefa. Utiliza-se mão de obra especializada.

Para estruturas pequenas, como alguns tipos de mezaninos ou pérgolas, empresas de serralheria de pequeno porte podem vir a trabalhar com as peças sem utilizar equipamentos para içar, mas irão demandar mais mão de obra para estabilização.

Vantagens da estrutura metálica

Desvantagens da estrutura metálica

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. Estrutura Metálica: Processo executivo, vantagens e desvantagens. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/estrutura-metalica/. Acesso em: 18 de novembro de 2019.

Copiado!

Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *