Escola Engenharia > Demolição > Tipos de Resíduos da Construção Civil

Tipos de Resíduos da Construção Civil

Confira tipos de classificação dos resíduos sólidos gerados na construção civil. Saiba o que pode ser reciclado ou reutilizado e o que é resíduo perigoso.

Por Caio Pereira • Atualizado em 11 de outubro de 2018

Resíduos da construção civil são quaisquer materiais utilizados em uma obra e considerados lixos por não terem mais utilização na aplicação a qual foi designada. Esses resíduos precisam ser tratados de maneira adequada para que possam ser reciclados e reutilizados ou descartados.

Os resíduos em uma construção podem ser gerados pelos próprios métodos de execução de um serviço ou por algum tipo de demolição.

Classificação dos Resíduos

A classificação do lixo da construção civil é dividido pelos tipos de materiais utilizados na execução dos serviços de uma obra.

Os tipos de resíduos são classificados de acordo com a resolução no 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Podem ser de classe A, classe B, classe C ou classe D.

Tipos de Resíduos na Construção Civil

Tipos de Resíduos na Construção Civil (Fonte: Resíduo All)

Resíduos Classe A

Os resíduos de Classe A nas construções civis são representados pelos materiais que podem ser reutilizados na própria obra. Além disso, se não puderem ser utilizados na mesma construção, podem ser encaminhados para unidades de reciclagem de materiais ou aterros próprios para materiais de construção civil. Dessa forma, podem ser dispostos para reciclagens ou reutilizações futuras.

Como exemplo de materiais da classe A, tem-se:

Resíduos de classe A

Resíduos Classe B

Os resíduos de Classe B são aqueles que podem ser reciclados para outros fins.

Dentre eles, destacam-se:

Resíduos de classe B

Resíduos Classe C

Os resíduos de Classe C são materiais que não podem ser reciclados pois ainda não há técnicas para o processo de reaproveitamento. Portanto, é necessária atenção especial com esses materiais durante o processo de execução de uma obra para que não haja desperdício de materiais.

São exemplos de resíduos da classe C qualquer material que não se encaixe na classificação de resíduos da classe D. Esses resíduos devem ser separados de resíduos de outras classes e encaminhados para aterros preparados para o seu recebimento.

Resíduos Classe D

Os resíduos de Classe D são materiais perigosos que podem causar danos à saúde humana e animal e ao meio ambiente.

Como exemplos de resíduos de classe D:

PEREIRA, Caio. Tipos de Resíduos da Construção Civil. Escola Engenharia, 2017. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-residuos/. Acesso em: 19 de abril de 2024.

1. José Gilberto Sette
    20 de fevereiro de 2019

Muito boa a matéria. Tirei todas as dúvidas.

2. Carlos
    26 de janeiro de 2018