Escola Engenharia > Como fazer > O que é Apiloamento?

O que é Apiloamento?

Apiloamento é a compactação de um determinado terreno de forma manual ou mecânica. Confira aqui o que é apiloar e como fazer apiloamento para a regularização de uma superfície.

Por Caio Pereira • Atualizado em 19 de abril de 2018

Apiloamento é a compactação de um determinado terreno de forma manual ou mecânica. O apiloamento geralmente é utilizado para a compactação de fundo de valas de fundação e para a execução de contrapiso diretamente sobre o solo.

O objetivo principal do apiloamento é uniformizar e regularizar a superfície para evitar que a terra solta do terreno se misture com o concreto.

É comum apiloar uma superfície com o auxílio de um soquete de 10 a 20kg socando o mesmo contra o solo de forma a compactá-lo e para a posterior execução do lastro ou concreto magro.

Apiloamento

Apiloamento de solo com o uso de um soquete.

PEREIRA, Caio. O que é Apiloamento?. Escola Engenharia, 2017. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/apiloamento/. Acesso em: 29 de março de 2024.