Escola Engenharia > Como fazer > Nicho para banheiro – Passo a Passo

Nicho para banheiro – Passo a Passo

Passo a passo de como fazer um nicho para banheiro. Aprenda de forma clara e fácil a fazer um nicho para seu banheiro de vidro, cerâmica, porcelanato, etc.

Por Caio Pereira • Atualizado em 28 de dezembro de 2017

Muitas vezes surgem dúvidas quanto como fazer um nicho no banheiro, seja ele dentro do box, fora do box, de vidro, de mármore ou granito, etc. Neste artigo, iremos descrever um passo a passo para que você mesmo (ou, se preferir, um pedreiro) faça um nicho para banheiro.

Primeiramente, você sabe o que é um nicho?

Um nicho no banheiro é uma abertura na parede utilizada para substituir a instalação de armários ou prateleiras. Em outras palavras, um nicho para banheiro é um recurso implementado para evitar o uso de suportes para a colocação de shampoos, cremes, sabonetes.

Nicho no banheiro

Passo 1 – Definir em qual parede o nicho no banheiro será instalado

O primeiro passo consiste em escolher a parede em que será utilizado o nicho embutido. É importante ressaltar que a escolha deve levar em consideração as tubulações elétricas, hidráulicas e de gás do banheiro. Se a abertura for feita em um tubo hidráulico, por exemplo, você correrá o risco de romper a tubulação e causar vazamentos.

Outra coisa importante, é verificar se o bloco de sua parede não é de alvenaria estrutural. Se o bloco for estrutural, você não pode cortá-lo pois estaria afetando a estrutura de sua edificação, podendo colocar em risco até de desabamento.

Passo 2 – Definir o tamanho do nicho

Após ter definido a localização do seu nicho no banheiro, é hora de decidir o tamanho do seu nicho. Não existe regra para isso. Você é o chefe e escolhe o tamanho que desejar. Porém, é recomendável que você utilize a peça de acabamento que irá aplicar no seu nicho como base para a medida. Por exemplo, utilize a medida da placa de pastilhas ou da peça cerâmica que irá utilizar. Isso evitará cortes desnecessários e também facilitará a colocação do acabamento.

Algumas medidas recomendadas (não é regra! Avalie cada item para o seu nicho):

Altura, largura e profundidade de um nicho no banheiro

Passo 3 – Cortar o vão do nicho

Depois de definir a parede e o tamanho do nicho no seu banheiro, chegou a hora de colocar a “mão na massa”. Para realizar o corte, você pode utilizar uma serra mármore (a famosa Makita) ou fazer à mão mesmo.

O importante nesse passo é fazer tudo com muito cuidado e devagar para que se evite de cortar errada a parede e ter que refazer o trabalho. Utilize de régua, lápis, linha e o que for necessário para te ajudar a cortar na medida certa.
Cortar vão para nicho no banheiro

Passo 4 – Acabamento

Com o vão do seu nicho no banheiro feito, chegou a hora de dar o acabamento. Este pode ser feito com o material de sua escolha: pastilhas, cerâmicas, granito, mármore, etc. Faça a escolha baseada no acabamento em geral do banheiro para que todo o seu acabamento combine e fique mais bonito.

O importante é que o material seja resistente a água, já que será utilizado no banheiro. Se não tiver certeza, pergunte ao fabricante ou ao fornecedor sobre as características do produto. Eles, certamente, saberão te responder.

 

Pronto! Após finalizado o acabamento, o seu nicho para banheiro está pronto para ser usado. A grande vantagem do nicho é economizar espaço no banheiro com a substituição da instalação de suportes, prateleiras e armários para a colocação de cosméticos e produtos de beleza e higiene pessoal como shampoos, sabonetes, cremes, etc.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. Nicho para banheiro – Passo a Passo. Escola Engenharia, 2016. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/nicho-para-banheiro/. Acesso em: 18 de novembro de 2019.

Copiado!

Relacionados

O que você achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários.

  1. Katia Lourenço
    7 de fevereiro de 2019

    Era exatamente o tipo de matéria que eu estava buscando.

  2. Aline
    4 de fevereiro de 2019

    Tenho uma dúvida: em qual altura da parede deve começar o nicho? Existe uma altura padrão? No meu caso vou colocar uma banheira no banheiro e o nicho deve servir tanto para a banheira, quanto para o chuveiro.

  3. Ezio Silva
    8 de janeiro de 2019

    Excelente matéria, era o que eu precisava para fazer no meu banheiro. Já vou utilizar a publicação para fazer um nicho o mais rápido possível no meu banheiro. Obrigado pelas informações!

  4. Geovane
    18 de junho de 2018

    Daniele

    Sim, pode!

    Só que algo importante que não foi ressaltado, é a utilização de uma verga e contra verga, para que não venha rachar a parede e/ou danificar o material do revestimento.

    • Caio Pereira
      8 de abril de 2019

      Sim, Geovane! Inclusive escrevemos um post sobre isso: Verga e contraverga.

  5. Carlos Moreira
    28 de abril de 2017

    Olá,
    Eu quero fazer o nicho para vender.
    Minha dúvida é como fazer a “caixa”?

  6. Carlos
    20 de março de 2017

    Bom dia!
    Excelente matéria… estão de parabéns.

  7. Daniele
    12 de março de 2017

    Pode ser feito nicho com tijolos de 6 furos no banheiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *