Escola Engenharia > Fundações e Geotecnia > O que é bloco de fundação?

O que é bloco de fundação?

Bloco é um elemento de fundação rasa ou direta. Conheça características dos blocos de fundação e suas vantagens e desvantagens.

Por Caio Pereira • Atualizado em 5 de junho de 2018

Bloco é um elemento de fundação rasa ou superficial de concreto que geralmente tem a sua base em planta quadrada ou retangular. De acordo com a NBR 6122/2010, os blocos de fundação são dimensionados sem a necessidade de utilização de armadura pois as tensões de tração atuantes nesses elementos podem ser resistidas pelo concreto devido as dimensões do bloco.

O bloco é uma fundação rasa recomendado para pequenas obras em solos com boa capacidade de suporte. Podem ser realizados com concreto simples, usinado ou ciclópico.

Como os blocos são elementos de transmissão de carga praticamente pontual, é necessário que se verifique no momento de sua execução, se a locação foi feita corretamente para não haver excentricidade.

Método de execução

De acordo com a NBR 6122, os blocos de fundação não devem ter dimensão menor do que 60 cm. Os blocos devem ser dimensionados por meio de cálculo estrutural e geométrico.

Bloco de fundação
Esquema de bloco de fundação com concreto ciclópico

Vantagens dos blocos

Dentre as vantagens dos blocos de fundação, destacam-se a rapidez na sua execução, o baixo custo (se comparado com outros tipos de fundação) e a sua boa capacidade de suporte para obras de pequeno porte. Como é uma fundação não armada, é possível economizar na sua execução pela não necessidade de compra de barras de aço.

Para um melhor desempenho dos blocos de fundação é preciso observar a qualidade do concreto utilizado e sua resistência, suas dimensões e sua profundidade.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. O que é bloco de fundação?. Escola Engenharia, 2017. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/blocos-de-fundacao/. Acesso em: 15 de julho de 2019.

Copiado!

Relacionados

O que você achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários.

  1. Verônica Conceição
    1 de dezembro de 2017

    Ótimo resumo, já havia lido recentemente porém não tive a clareza que esse apontamento me proporcionou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer aprender mais sobre Fundações?

Cadastre-se e receba conteúdos GRATUITAMENTE.