Escola Engenharia > Fundações e Geotecnia > Estaca Hélice Contínua – Vantagens e Desvantagens

Estaca Hélice Contínua – Vantagens e Desvantagens

Resumo com características das estaca hélice contínua. Etapas de execução estaca tipo Hélice Contínua. Vantagens e desvantagens da estaca hélice contínua.

Por Caio Pereira • Atualizado em 15 de março de 2019

Estaca Hélice Contínua é um tipo de fundação profunda executada com equipamento de trado helicoidal contínuo que realiza a concretagem da estaca simultaneamente à retirada do solo. A estaca tipo hélice contínua se caracteriza por ser moldada in loco e por ter a armadura colocada somente após o lançamento do concreto.

As estacas hélice contínua são monitoradas por equipamentos eletrônicos garantindo maior controle na execução e na segurança dos elementos da fundação.

Por ser uma estaca escavada, não causa vibrações nos terrenos adjacentes evitando problemas que possam incomodar a vizinhança. Este tipo de estaca apresenta ainda grande velocidade de execução e uma menor geração de ruídos e sujeiras no canteiro de obras.

Características da Estaca Hélice Contínua

Etapas de execução da Estaca Hélice Contínua

1. Perfuração: A escavação da estaca hélice contínua é feita por meio da rotação da hélice pela aplicação de torque até a profundidade estabelecida em projeto. A hélice não deve ser retirada do solo em momento algum até que se atinja a profundidade desejada. Isso garante a estabilidade do furo até a concretagem tanto em solos coesivos como arenosos, na presença ou não de lençol freático.
  2. Concretagem: A concretagem ocorre antes da colocação da armadura e deve ser iniciada após ser atingida a profundidade de projeto. O concreto deve ser bombeado pela haste central do trado ao mesmo tempo em que se é retirado o solo escavado. Neste momento, não deve haver rotação do trado. De acordo com a NBR 6122/2010, o concreto deve apresentar resistência característica (fck) de 20 MPa.
  3. Colocação da armadura: Na execução da estaca hélice contínua, a armadura só pode ser colocada após a realização da concretagem. Deve ser introduzida por gravidade ou com o auxílio de um pilão de pequena carga.
Estaca Hélice Contínua

Fonte: Fundações Sete

Vantagens da Estaca Hélice Contínua

Desvantagens da Estaca Hélice Contínua

Confira no vídeo abaixo maiores detalhes de como é executada a estaca hélice contínua e os principais motivos para a escolha desse tipo de fundação em uma obra:

PEREIRA, Caio. Estaca Hélice Contínua – Vantagens e Desvantagens. Escola Engenharia, 2017. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/estaca-helice-continua/. Acesso em: 18 de março de 2024.