Aprenda 3 DICAS para se tornar um MELHOR engenheiro:

Tipos de Sondagem de Solo

Principais tipos de sondagens utilizadas para a investigação do solo de um terreno. Vantagens e desvantagens de cada tipo de sondagem de solo.

A sondagem de solo consiste na investigação ou prospecção do subsolo de um determinado terreno. O projeto de fundação de uma obra não pode ser concebido da maneira correta sem que haja um procedimento de sondagem para determinar as propriedades físicas do solo.

Os ensaios de sondagem devem ser realizadas tanto em obras de grande porte como de pequeno porte. É comum que em obras de pequeno porte, como as edificações térreas, os ensaios geotécnicos não sejam realizados pelos responsáveis da obra sendo realizadas apenas avaliações visuais do solo. Essa prática está errada! Antes do início de qualquer obra, deve-se ser feito o estudo do solo através da sondagem de forma a garantir segurança e economia de materiais, evitando-se que retrabalhos precisem de serem executados no futuro.

Uma sondagem deve fornecer informações do subsolo como:

  • Espessura e dimensão de cada camada do solo até a profundidade desejada;
  • Existência de água com a posição do nível de água encontrado durante a investigação do solo;
  • Profundidade da camada rochosa ou do material impenetrável ao amostrador;
  • As propriedades do solo ou da rocha como permeabilidade, compressibilidade e resistência ao cisalhamento.

Sondagens à Trado

Os trados pode ser manuais ou mecanizados. Existem dois tipos de trado mais utilizados: concha ou cavadeira e helicoidal e com menor emprego, os trados torcidos e espiral.

Os trados cavadeira tem cerca de 5, 10, 15 cm de diâmetro e são usados para estudos de ocorrências de materiais para terraplanagem e pavimentação, barragens, nos estudos de subleito rodoviários e ainda para avanço da perfuração nas sondagens até que se encontre o nível de água ou até o seu limite de utilização.

Os trados helicoidais, torcido ou espiral são empregados no interior do revestimento de sondagens a percussão, podendo ser utilizados nos solos argilosos, mesmo abaixo do nível de água.

Trados manuais

É um processo mais simples, rápido e econômico para as investigações do solo. A sondagem à trado manual geralmente penetra somente nas camadas de solo com baixa resistência e acima do nível d’água.

A perfuração do solo geralmente é realizada com os operadores girando uma barra horizontal acoplada a hastes verticais, onde se encontram as brocas. A cada 5 ou 6 rotações é necessário retirar a broca para remover o material acumulado.

A amostragem geralmente é feita a cada metro, anotando-se as profundidades em que ocorrem mudanças do material.

Este tipo de sondagem é muito utilizado para a determinação do nível do lençol freático. As amostras retiradas pelo trado manual são sempre deformadas, ou seja, o solo não mantém suas características físicas quando retirado da natureza. Os resultados da sondagem são apresentados através de perfis individuais ou tabelas e são traçados perfis gerais do subsolo.

Trados mecânicos

O trados mecanizado é o processo de fundação profunda mais barato em relação aos custos relacionados a perfuração e a quantidade de concreto.

É uma opção muito utilizada nos canteiros de obra pois é um processo limpo que não produz lama, é fácil de ser transportado e mobilizado dentro da obra, requer um número pequeno de operadores e é de execução relativamente rápida.

Além disso, a realização da sondagem por trado mecânico se caracteriza pela não produção de vibrações durante a perfuração e a perfuração em solos de resistência elevada.

Sondagens à percussão SPT

Conhecida como sondagem SPT (Standard Penetration Test) ou teste de penetração padrão ou simples reconhecimento, esse é um processo muito usual para conhecer o tipo de solo fornecendo informações importantes para a escolha do tipo de fundação.

Por meio da sondagem à percussão tipo SPT é possível determinar o tipo de solo atravessado pelo amostrador padrão, a resistência (N) oferecida pelo solo a cravação do amostrador e a posição do nível de água se encontrada água durante a perfuração.

Equipamentos utilizados durante uma sondagem tipo SPT.
Equipamentos utilizados durante uma sondagem tipo SPT.

Sondagem Rotativa

A sondagem rotativa permite a investigação e reconhecimento de rochas e solos permitindo a retirada de amostras da rocha atravessada, podendo atingir grandes profundidades.

Os resultados das sondagens são apresentados em relatório, com planta do local e indicação dos pontos perfurados, perfis geológicos geotécnicos de cada sondagem, contendo as informações da obra, número, inclinação e rumo da sondagem, data de início e término, cota do furo e nível d’água quando encontrado, profundidade e cotas na vertical, diâmetros de sondagem e profundidade dos revestimentos, comprimento de cada manobra, número de golpes SPT ( quando solo ), recuperação dos testemunhos, alteração, coerência, fraturamento, RQD, descontinuidades, classificação e interpretação geológica.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. Tipos de Sondagem de Solo. Escola Engenharia, 2015. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-sondagem/. Acesso em: 15 de dezembro de 2017.

O que você achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários.

  1. Adelino Carli Filho

    Belo trabalho!

  2. Uanderson Cardoso de Oliveira

    Boa tarde,
    Seria possível colocar algum artigo que relaciona o custo dos diferentes tipos de estaca por metro percolado no solo?
    Estou fazendo meu TCC na area de fundações e queria fazer uma analogia da estaca escolhida com o preço que a mesma ficaria.
    Desde já obrigado.

    Att,
    Uanderson Cardoso de Oliveira

  3. Lucas

    Muito bom o post, conteúdo simples e direto.

  4. Jose Luiz de OIiveira

    Gostaria de receber as novidades de Engenharia Civil.
    Pela atenção, antecipo os meus agradecimentos.

  5. Carol

    Parabéns pelo seu artigo. Muito bom, gostei.

  6. Misael Moreira

    Muito bom!

  7. Lidia

    Muito bom mesmo! Está de parabéns.

    • Caio Pereira

      Obrigado pelo comentário Lidia! Fico feliz que te ajudei de alguma forma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *