Escola Engenharia > Instalações > Instalações Hidráulicas

Instalações Hidráulicas

Resumo com as principais características das instalações hidráulicas. Conheça os tipos de instalações de água fria, de água quente, de esgoto sanitário, de água pluvial e combate a incêndio.

Por Caio Pereira • Atualizado em 23 de julho de 2019

As instalações hidráulicas compreendem subsistemas de uma edificação para a correta captação, transporte e armazenagem de fluidos.

Constituem o sistema de uma instalação hidráulica as instalações de água fria, instalações de água quente, instalações de esgoto sanitário, instalações de água pluvial e combate a incêndio.

Instalações de Água Fria

As instalações de água fria são o conjunto de tubulações, dispositivos, equipamentos e reservatórios que têm a finalidade de abastecer os pontos de utilização de água em uma edificação.

Instalação hidráulica

Instalação hidráulica de água fria.

Classificação dos sistemas de instalação hidráulica de água fria

Os sistemas de água fria podem ser classificados em diretos, indiretos ou mistos.

Reservatórios de água fria

Quando o sistema de abastecimento for indireto e houver o uso de reservatórios para casos em que ocorrer a interrupção do fornecimento de água na rede pública, deve ser feito o dimensionamento dos reservatórios ou caixas d’água da edificação.

De acordo com a NBR 5626, a reservação de água fria deve garantir fornecimento para no mínimo 24 horas conforme a quantidade e o padrão de consumo de quem for utilizar a água.

Entretanto, é comum deparar com projetos que consideram 48 horas devido as condições das redes públicas e constante falta de água nas regiões em que são dimensionadas.

Os reservatórios de água podem ser superior ou inferior de acordo com a necessidade da edificação.

Reservatório superior

O reservatório superior é usualmente utilizado para garantir pressão na rede. Como ele se localiza em um local mais alto na edificação, normalmente na cobertura, a água chega com a devida pressão aos pontos de utilização.

A pressão da água depende da altura do reservatório e não da vazão como muitas vezes confundido.

Os reservatórios superiores devem ser localizados próximos aos pontos de consumo para diminuir o número de conexões e a perda de carga para garantir maior qualidade e menor custo nas instalações.

Podem ser moldados in loco, quando feitos de concreto ou alvenaria, ou industrializados, produzidos com polietileno, fibrocimento ou metal.

Reservatório inferior

O reservatório inferior é utilizado quando a pressão da rede pública é insuficiente para abastecer o reservatório superior.

Isso ocorre geralmente em edificações com alturas superiores a 9 metros.

Deve ser previsto um local para a instalação da casa de bombas que conterá as bombas que serão utilizadas para o sistema elevatório de água.

Rede de distribuição

A rede de distribuição das instalações de água fria é o conjunto de tubulações que interligam os reservatórios de água aos pontos de utilização, por exemplo as torneiras e vasos sanitários.

A rede de distribuição é basicamente formada por:

PEREIRA, Caio. Instalações Hidráulicas. Escola Engenharia, 2017. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/instalacoes-hidraulicas/. Acesso em: 20 de abril de 2024.

1. Cristiane de Freitas
    30 de março de 2019

A rede de distribuição de água fria pode passar horizontalmente dentro do apartamento de cobertura?