Escola Engenharia > Instalações > O que é Sifão?

O que é Sifão?

O sifão evita o retorno de gases e mau cheiro nas tubulações de esgoto sanitário. Confira aqui o que é um sifão, seus principais tipos e como instalar.

Por Caio Pereira • Atualizado em 14 de março de 2019

Sifão é um dispositivo que protege o retorno de gases e consequente mau cheiro nas tubulações do sistema de esgoto sanitário. Segundo a NBR 8160 (Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução), todos os dispositivos devem possuir desconectores, e no caso de pias e lavatórios, o sifão é o responsável por evitar esse retorno.

Além disso, um sifão atua facilitando o processo de manutenção, em função da acumulação de gorduras ou outros sólidos que poderiam vir a causar o entupimento. Em residências que passaram por um longo período sem uso, o fecho hídrico (camada de água que isola os gases dentro do sifão) pode evaporar completamente, o que explica o mau cheiro nestes casos.

Tipos de sifão

Em resumo, os sifões vão apresentar a mesma característica funcional de proteção contra gases, independentemente de seu tipo. O que pode variar, segundo o modelo, é a sua aplicação, que pode levar em conta fatores como instalações pré-existentes, número de cubas ou acabamento.

Dessa forma, os sifões podem ser divididos em flexíveis, articulados, sanfonados, sanfonados duplos, com copo.

Tipos de sifão

Tipos de sifão (Fonte: Astra)

Sifão flexível

O sifão flexível permite que desalinhamentos sejam corrigidos por serem constituídos de materiais flexíveis.

Sifão articulado

Apesar de ser praticamente rígido, o sifão articulado permite corrigir pequenos desalinhamentos entre os ralos das pias e lavatórios e a tubulação de saída de água.

Sifão sanfonado

O sifão sanfonado permite engates com geometria mais flexível. Em residências onde a pia ou lavatório não possui ralo completamente alinhado com as tubulações, ainda assim permite-se o encaixe. Apenas é necessário atentar ao correto corte da extremidade do sifão, para ajustá-lo bem ao tubo de PVC do ramal de esgoto – há uma extremidade que permite encaixes em diferentes diâmetros nominais, de forma que o encanador deve serrar no local correto.

Também não se pode comprar um sifão muito curto, senão não é possível formar o “U” e, em consequência, o fecho hídrico. Em residências mais antigas, em caso de reforma, também se permite formar o fecho hídrico naquelas ligações onde o ramal de esgoto foi executado com um tubo vertical, fazendo-se com o sifão algo semelhante a um pescoço-de-flamingo.

Sifão sanfonado duplo

Os sifões sanfonados duplos, por sua vez, são úteis quando há pias ou lavatórios com duas ou mais cubas, uma ao lado da outra. Nesse caso, os pares de cubas podem despejar suas águas em um mesmo ramal de esgoto, não se esquecendo de dimensionar este tubo considerando Unidades de Hunter (UHC) compatíveis com dois dispositivos.

Sifão com copo

O sifão com copo pode possuir um sistema de abertura que facilita a retirada de objetos que acidentalmente caiam no ralo. Nesse caso, o fecho hídrico não é formado após ser moldado pelo encanador, garantindo que existirá essa proteção pela própria rigidez da peça.

Em geral, mesmo os sifões plásticos possuem temperaturas de trabalho que permitem o manuseio de água quente (70 ºC). Desta forma, a escolha do sifão passa a independer da existência ou não de sistemas de aquecimento de água. Mas o aspecto estético pode fazer com que se tenda a escolher outros tipos de sifão.

Em caso de bancadas sem balcões embaixo, como pode acontecer em salões de festas residenciais ou em lavabos, um sifão plástico não entrega um bom acabamento. Assim, pode-se optar por peças com acabamento cromado, disponíveis no mercado brasileiro.

Como instalar um sifão?

Confira no vídeo abaixo, um passo a passo para instalar o sifão em uma pia de casa:

PEREIRA, Caio. O que é Sifão?. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/sifao/. Acesso em: 28 de março de 2024.