Escola Engenharia > Instalações > Resumo sobre a NBR 5626

Resumo sobre a NBR 5626

A NBR 5626 é a norma técnica que define os requisitos para garantir bom desempenho nas redes, segurança sanitária e potabilidade de água, quando aplicável.

Por Caio Pereira • Atualizado em 15 de março de 2019

A NBR 5626 é a norma técnica que define os requisitos de projeto, execução e manutenção das instalações hidráulicas prediais de água fria para garantir bom desempenho nas redes, segurança sanitária e potabilidade de água, quando aplicável. Esta norma se aplica a qualquer edificação (residencial ou não) que faça uso de água, sendo potável ou não.

Neste resumo sobre a NBR 5626 tentamos reunir todas as informações mais importantes a serem consideradas para facilitar o entendimento e aplicação da norma. Se tiver qualquer dúvida, escreva-nos um comentário ao final do texto. Boa leitura!

Termos e definições importantes

A NBR 5626 define alguns termos importantes que envolvem esse tipo de instalação e são fundamentais para que um engenheiro possa projetar ou prover assistência técnica garantindo o desempenho e segurança nesse tipo de instalação.

Dentre eles, destacam-se:

Como definir as tubulações

As tubulações podem ser feitas de diferentes materiais. Entretanto, para água fria, aquelas compostas de PVC apresentaram melhor desempenho, por não sofrerem problemas de corrosão.

Projeto de Instalações de Água Fria

Para o projeto de instalações de água fria, a NBR 5626 define:

Há ainda um ábaco que pode auxiliar nesse dimensionamento, onde são relacionados os diâmetros nominais, somas de pesos e vazões. Este ábaco não consta na NBR 5626:1998, mas facilita o processo de cálculo:

Diâmetro de tubos de PVC rígido e suas vazões

Fonte: Tigre

Outra parte do projeto de instalações de água fria está na representação gráfica. Deve-se fazer plantas de distribuição das colunas de água fria sobre lajes de cobertura, esquemas isométricos ou vistas em escala grande.

Estas representações servem tanto para auxiliar o processo executivo como para orientar o dimensionamento, facilitando a identificação e quantificação das conexões, maiores responsáveis pela perda de carga.

Outras Recomendações

NBR 5626 comentada e resumida

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626: Instalações Prediais de Água Fria. Rio de Janeiro, 1998

PEREIRA, Caio. Resumo sobre a NBR 5626. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/nbr-5626/. Acesso em: 26 de abril de 2024.

1. Simone Alves
    4 de novembro de 2022

Sobre o prazo de manutenção, qual é o período indicado?

2. Débora Síntia
    28 de agosto de 2018

Parabéns pelo resumo bem feito e muito objetivo! Estou agradecida, pois me ajudou bastante a fixar os principais pontos da NBR. Obrigada!

3. Hilário
    8 de junho de 2018

Muito bom, objetivo!

4. Jose Arecildo
    6 de junho de 2018

Material muito bom, parabéns. Obrigado!