Escola Engenharia > Instalações > O que é caixa de inspeção?

O que é caixa de inspeção?

Saiba o que é uma caixa de inspeção e conheça como funciona e os procedimentos para realizar a limpeza desse dispositivo.

Por Caio Pereira • Atualizado em 11 de junho de 2018

As caixas de inspeção são elementos de um sistema coletor de esgoto sanitário que possuem a função de descontinuar as tubulações, facilitando operações de limpeza e desobstrução. Elas são aplicadas em determinados trechos do coletor, sendo sempre externas à edificação.

A seguir, iremos comentar como posicionar as caixas de inspeção. Isso irá depender da disposição da tubulação de esgoto no interior da residência, mudanças de direção e declividade, dentre outros aspectos.

Funcionamento e projeto

Primeiramente, devemos saber de que material serão confeccionadas as caixas de inspeção. Há dois tipos possíveis: moldada in loco, em alvenaria, com tampa em concreto e fundo alisado argamassado e leve declividade; ou ainda o modelo plástico (vendido pelos principais fabricantes de tubos de PVC).

Caixa de inspeção de PVC

O tipo de caixa de inspeção irá definir o formato das entradas. Se de alvenaria, permite entradas em todas as direções e uma única saída, enquanto que caixas de inspeção prontas possuem três entradas perpendiculares entre si e uma saída. Ambas possuem tampas de fechamento hermético, mas removíveis.

Sabendo o material da caixa e conhecendo a geometria dos coletores de esgoto internos à edificação, pode ser necessário ajustá-la. Feito isso, deve-se dispor caixas de inspeção seguindo essas regras:

Estas caixas que foram dispostas ao longo do coletor predial irão servir para fazer desobstruções (popular desentupimento), sem maiores percalços. Seu fundo possuirá declividade o suficiente para provocar o escoamento dos dejetos, pois caixas de inspeção funcionam como locais de passagem, não de acumulação e tratamento de dejetos.

Como limpar?

O serviço de limpeza pode ser realizado com o uso de equipamentos mecânicos. Por isso, não se recomenda confeccionar caixas de inspeção em alvenaria muito pequenas (inferiores a 0,60 x 0,60 m, com profundidade variável).

Espera-se que não haja obstruções nas caixas, pois não são locais de acumulação, mas elas podem ocorrer, ou haver algum local que aponta haver obstrução nas tubulações. Assim, recomenda-se fazer manutenção e possível limpeza a cada seis meses.

PEREIRA, Caio. O que é caixa de inspeção?. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/caixa-de-inspecao/. Acesso em: 16 de abril de 2024.