Escola Engenharia > Instalações > O que é Barrilete?

O que é Barrilete?

Barrilete é o conjunto de tubulações nas instalações hidráulicas prediais que se originam nos reservatórios e se derivam para as colunas de distribuição. Confira o que é barrilete na construção civil e quais são os seus principais tipos e utilizações nos edifícios.

Por Caio Pereira • Atualizado em 6 de junho de 2018

Tipos de barrilete

Os barriletes na construção civil podem ser dos tipos concentrado ou ramificado.

Cada tipo será definido de acordo com o dimensionamento da rede de distribuição e de acordo com a necessidade de cada edificação, seguindo as recomendações da NBR 5626.

Barrilete concentrado

O barrilete concentrado é instalado em um local fechado possibilitando um maior controle de quem tem acesso garantindo maior segurança às tubulações.

Barrilete concentrado

Barrilete ramificado

O barrilete ramificado utiliza um número menor de conexões e registros. Por isso, é mais econômico.

As tubulações nesse tipo de barrilete são mais espaçadas.

Barrilete ramificado

PEREIRA, Caio. O que é Barrilete?. Escola Engenharia, 2017. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/barrilete/. Acesso em: 25 de abril de 2024.

1. Milton Costa
    28 de outubro de 2022

Excelente artigo, principalmente a NBR resumida.