Escola Engenharia > Coberturas > O que é Beiral?

O que é Beiral?

O beiral é o prolongamento do telhado para além da vedação vertical externa. Confira o que é beiral e como deve ser definido o seu tamanho.

Por Caio Pereira • Publicado em 20 de novembro de 2018

O beiral é o prolongamento do telhado para além da vedação vertical externa. Ele pode ser feito tanto com madeira ou ser uma pequena laje inclinada de concreto.

Quando o telhado não possui platibanda, e sim beiral, a calha fica fixa a ele.

Tamanho do beiral

As dimensões de beirais podem variar, e precisam ser proporcionais à edificação, pois ele ajuda a protegê-la, proporciona sombra e dá equilíbrio estético.

Em casas, recomenda-se adotar 80 cm de beiral. Caso se desejar fazer maior, deve-se atentar a alguns códigos municipais de obras no requisito área construída, que é toda área recoberta por telhado, exceto beirais, até um limite de largura, que pode ser de 1,00 m ou valores em torno.

Beiral de uma casa

Atenção: quando se pensa em beiral, não se deve confundir com varandas ou alpendres. Mesmo sem pilares, espaços de telhado onde uma pessoa pode se abrigar são área construída.

Quando um beiral for feito com peças de madeira, é fundamental prever seu revestimento, tanto nos vãos das telhas, como na parte inferior do beiral. Executar o beiral é feito sem revestimento, permite a entrada de animais para o interior do telhado, gerando transtornos aos moradores.

Os beirais não são executados, usualmente, quando a edificação chega em algum dos limites do terreno, para que não invada as propriedades vizinhas. Nesses casos, ou são feitas as platibandas, ou utiliza-se, unicamente, calhas sobre a parede de divisa.

PEREIRA, Caio. O que é Beiral?. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/beiral/. Acesso em: 20 de abril de 2024.