Escola Engenharia > Coberturas > O que é Platibanda?

O que é Platibanda?

Confira o que é platibanda, com quais materiais geralmente são executadas, seus principais tipos e cuidados com a manutenção das coberturas.

Por Caio Pereira • Atualizado em 15 de fevereiro de 2021

Platibanda é um prolongamento de parede que oculta os telhados de edifícios comerciais ou prédios residenciais multifamiliares.

Nas edificações residenciais multifamiliares, a platibanda é feita do mesmo material do restante da construção, que em nosso país usualmente consiste em alvenaria de blocos cerâmicos ou de blocos de concreto.

Em edificações comerciais, há platibandas convencionais como nos prédios residenciais, bem como modelos metálicos revestidos em telhas trapezoidais. Alguns edifícios comerciais possuem suas platibandas feitas em pré-moldados, seguindo o restante da vedação.

Esquema de platibanda em telhado
Esquema de tipos de platibanda em telhado (Fonte: Statera)

Nestes dois tipos de platibanda, a parte superior recebe acabamento, seja para fins estéticos, seja para proteção, chamado de coroamento. Pode ser metálico, em pedras naturais ou em peças prontas de concreto (não recomendável por serem porosas).

Para reduzir manchas ocasionadas por poeiras e fuligens suspensas no ar das cidades, o coroamento de platibanda deve ter sua inclinação voltada para o interior da edificação. Quando em pedra, deve possuir a pingadeira (ranhura) inferior e voltada também para a parte interna.

Entre o telhado e a platibanda, nas regiões de oitão, há rufos, enquanto que nos pontos mais baixos há as calhas, coletando a água pluvial. As calhas precisam ser limpas com periodicidade, sob o risco de, se isso não acontecer, acumular água gerando infiltrações e mofo.

No caso de lajes de teto de prédios funcionando como pátios livres ou terraços, a impermeabilização deverá se prolongar do contrapiso até parte da platibanda, ficando recoberta pelo emboço.

Gostou? Veja também o que é beiral.

PEREIRA, Caio. O que é Platibanda?. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/platibanda/. Acesso em: 26 de abril de 2024.