Escola Engenharia > Argamassas > Como aplicar argamassa em pisos passo a passo

Como aplicar argamassa em pisos passo a passo

Aprenda como aplicar argamassa em pisos com um passo a passo. A aplicação de argamassa em pisos deve ser bem executada para evitar retrabalhos na obra.

Por Caio Pereira • Atualizado em 11 de outubro de 2018

Este artigo descreverá o passo a passo sobre como aplicar argamassa em pisos. Primeiramente, uma breve explicação sobre o que é argamassa, os materiais necessários para a execução do serviço, as condições para o inicio e observações e cuidados que deve-se atentar ao aplicar argamassa em pisos.

O que é argamassa?

Argamassa é um mistura de cimento, areia e água. O que muda em cada tipo de argamassa, é o consumo destes três elementos que irão alterar a aderência e a retenção de água.

Para a aplicação de argamassa em pisos deve-se levar em conta o ambiente em que este será aplicado, se interno ou externo, e as condições de presença de água ou umidade.

A escolha dos tipos de argamassa a serem utilizados irá influenciar no desempenho, na qualidade e na vida útil do piso.

Levando isso em conta, a argamassa AC1 é indicada para o assentamento de pisos em ambientes internos, em áreas secas ou molhadas.

A argamassa AC2 é indicada para ambientes internos e externos sendo usualmente utilizadas para o revestimento externo de paredes e fachadas,  pisos em áreas externas, assentamento de revestimento de piscinas de água fria e pisos cerâmicos industriais ou de área pública.

A argamassa AC3 por sua vez é indicada para assentamento de revestimentos cerâmicos em fachadas, assentamento de pisos e revestimento em piscinas de água quente e sauna e para assentamento de pisos de placas grandes, maiores do que 60x60cm.

Como aplicar argamassa em pisos passo a passo

Materiais necessários para aplicar argamassa em pisos

Condições para início da aplicação de argamassa em pisos

Aplicação da argamassa em pisos

1. Verificar as condições dos dentes da desempenadeira. Estes deve estar em bom estado de conservação.
  2. Conferir a planeza do piso onde a argamassa será aplicada. A superfície do contrapiso deve estar limpa e sem qualquer tipo de material que possa prejudicar a aplicação da argamassa sobre o piso
  3. Com o lado liso da desempenadeira, aplicar uma camada de argamassa colante sobre toda a área do piso.
  4. Em seguida, passar o lado dentado da desempenadeira a uma inclinação de 60° da base, formando cordoes e sulcos paralelos, conforme a figura.Como aplicar argamassa em piso passo a passo
  5. A argamassa nunca deve ser aplicada pelo processo de pingo pois pode ocasionar na formação de regiões ocas no piso assentado.

PEREIRA, Caio. Como aplicar argamassa em pisos passo a passo. Escola Engenharia, 2015. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/como-aplicar-argamassa-em-pisos-passo-a-passo/. Acesso em: 28 de março de 2024.

1. Laurides Mendes
    27 de abril de 2022

O conteúdo da matéria foi de grande valor. Tirou todas as minhas dúvidas.

2. Edilon
    1 de outubro de 2017

Muito interessantes os artigos. Parabéns!

3. Silvio dos Santos
    19 de fevereiro de 2017

Eu gostaria de receber as novidades.