Escola Engenharia > Concreto > O que é Slump do concreto e como fazer o teste?

O que é Slump do concreto e como fazer o teste?

O slump test mede a consistência do concreto para conferir a trabalhabilidade. Confira o que é o slump test, como fazer e as normas técnicas relacionadas.

Por Caio Pereira • Publicado em 23 de julho de 2019

O Slump Test, ou teste de abatimento do concreto, é um meio rápido de definir as características do concreto fresco momentos antes de sua aplicação, fazendo parte do controle tecnológico.

O slump test mede a consistência do concreto para conferir a trabalhabilidade e verificar se aquele concreto poderá ser utilizado para concretar determinada peça na obra.

Ele não faz sentido para concretos auto-adensáveis, onde se deve usar testes como o slump-flow (espalhamento em uma superfície).

As disposições normativas apontam em que condições e de onde serão retiradas as amostras para a realização do teste de abatimento de concreto, sendo diferentes para uso de betoneira em obra, alterações de turno de funcionários ou de operadores ou o uso de caminhão betoneira.

Teste de slump do concreto sendo realizado.

Como fazer o slump test passo a passo

Os passos para a realização do slump, em si, são bastante simples:

  1. Obter a amostra necessária ao teste.
  2. Escolher ou ter um local plano pré-determinado.
  3. Colocar sobre esse local plano, de preferência estanque (não sobre o solo) um molde tronco-cônico com as seguintes dimensões: diâmetro inferior de 20 cm, diâmetro superior de 10 cm e altura de 30 cm (com a maior base voltada para baixo).
  4. Encher uma camada de 10 cm de altura com concreto. Compactar com vinte e cinco golpes em uma barra com 16 mm de diâmetro. Repetir o mesmo procedimento para as duas camadas seguintes.
  5. De cinco a dez segundos depois, retira-se o molde lentamente.
  6. Coloca-se o molde, agora com a base menor voltada ao chão.
  7. Compara-se a diferença de altura entre o molde e o tronco de cone de concreto fresco, que é o abatimento ou slump, em centímetros (cm).
  8. Verificando-se que o valor do teste corresponde ou ao valor especificado, ou a um valor dentro do limite de tolerância normativa, pode-se aceitar o concreto.

Quando deve ser realizado o teste do slump?

O Slump Test deve ser feito tanto no ato do recebimento de concretos usinados frescos produzidos pela central, como para o próprio controle tecnológico do concreto que venha a ser produzido no canteiro de obras (em casos de grandes obras com central interna).

Note-se que é uma amostra pequena e que o ensaio de abatimento é bastante simples de ser realizado.

Na aceitação de concretos dosados em central e misturados em caminhão betoneira, deve-se conferir se o slump corresponde ao especificado. Isto significa, em outras palavras, que você já deve encomendar um concreto à central tendo ideia de qual slump ele deve atingir.

Esse valor de abatimento irá variar segundo a aplicação do concreto. Para volumes grandes e com pouca armadura, como em sapatas e blocos de fundação, o slump mínimo é de 4 cm.

Para vigas, pilares e lajes com lançamento de concreto manual ou por caçambas, o slump mínimo varia entre 6 e 8 cm.

Já para concretos bombeados, pela mobilidade exigida, os limites inferiores sobem para a faixa de 8 a 12 cm.

Um problema no teste de slump, assim como outros aplicados na construção civil (como o SPT) está na sensibilidade ao operador. Mesmo um que seja bem treinado pode levar a 3 cm de diferença em relação a outros operadores, dependendo da forma com que retira o molde e a consistência do concreto.

A propósito, a verificação da consistência do concreto é uma vantagem importante do ensaio de abatimento. Pode-se observar, de acordo com a superfície externa, se está adequado o teor de argamassa do concreto. Em caso de falta de coesão, a mistura pode desagregar na desforma.

Normas técnicas relacionadas ao Slump Test

A ABNT define como se deve proceder com esse teste por meio da ABNT NBR NM 67:1998: Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone, norma bilíngue que aponta critérios para o teste tanto em canteiro como em laboratório. Como o tempo influencia no abatimento do concreto fresco, também existe a norma ABNT NBR 10342:2012: Concreto — Perda de abatimento — Método de ensaio, definindo como mensurar tal perda.

Veja abaixo um vídeo mostrando como fazer um slump teste:

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. O que é Slump do concreto e como fazer o teste?. Escola Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/slump-test/. Acesso em: 22 de outubro de 2019.

Copiado!

Relacionados

O que você achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários.

  1. Rita Edvan
    25 de julho de 2019

    Estou grata pelos ensinamentos que estou recebendo aqui. Adoro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *