Escola Engenharia > Concreto > O que é Slump do concreto e como fazer o teste?

O que é Slump do concreto e como fazer o teste?

O slump test mede a consistência do concreto para conferir a trabalhabilidade. Confira o que é o slump test, como fazer e as normas técnicas relacionadas.

Por Caio Pereira • Publicado em 23 de julho de 2019

O Slump Test, ou teste de abatimento do concreto, é um meio rápido de definir as características do concreto fresco momentos antes de sua aplicação, fazendo parte do controle tecnológico.

O slump test mede a consistência do concreto para conferir a trabalhabilidade e verificar se aquele concreto poderá ser utilizado para concretar determinada peça na obra.

Ele não faz sentido para concretos auto-adensáveis, onde se deve usar testes como o slump-flow (espalhamento em uma superfície).

As disposições normativas apontam em que condições e de onde serão retiradas as amostras para a realização do teste de abatimento de concreto, sendo diferentes para uso de betoneira em obra, alterações de turno de funcionários ou de operadores ou o uso de caminhão betoneira.

Teste de slump do concreto sendo realizado.

Como fazer o slump test passo a passo

Os passos para a realização do slump, em si, são bastante simples:

1. Obter a amostra necessária ao teste.
  2. Escolher ou ter um local plano pré-determinado.
  3. Colocar sobre esse local plano, de preferência estanque (não sobre o solo) um molde tronco-cônico com as seguintes dimensões: diâmetro inferior de 20 cm, diâmetro superior de 10 cm e altura de 30 cm (com a maior base voltada para baixo).
  4. Encher uma camada de 10 cm de altura com concreto. Compactar com vinte e cinco golpes em uma barra com 16 mm de diâmetro. Repetir o mesmo procedimento para as duas camadas seguintes.
  5. De cinco a dez segundos depois, retira-se o molde lentamente.
  6. Coloca-se o molde, agora com a base menor voltada ao chão.
  7. Compara-se a diferença de altura entre o molde e o tronco de cone de concreto fresco, que é o abatimento ou slump, em centímetros (cm).
  8. Verificando-se que o valor do teste corresponde ou ao valor especificado, ou a um valor dentro do limite de tolerância normativa, pode-se aceitar o concreto.

Quando deve ser realizado o teste do slump?

O Slump Test deve ser feito tanto no ato do recebimento de concretos usinados frescos produzidos pela central, como para o próprio controle tecnológico do concreto que venha a ser produzido no canteiro de obras (em casos de grandes obras com central interna).

Note-se que é uma amostra pequena e que o ensaio de abatimento é bastante simples de ser realizado.

Na aceitação de concretos dosados em central e misturados em caminhão betoneira, deve-se conferir se o slump corresponde ao especificado. Isto significa, em outras palavras, que você já deve encomendar um concreto à central tendo ideia de qual slump ele deve atingir.

Esse valor de abatimento irá variar segundo a aplicação do concreto. Para volumes grandes e com pouca armadura, como em sapatas e blocos de fundação, o slump mínimo é de 4 cm.

Para vigas, pilares e lajes com lançamento de concreto manual ou por caçambas, o slump mínimo varia entre 6 e 8 cm.

Já para concretos bombeados, pela mobilidade exigida, os limites inferiores sobem para a faixa de 8 a 12 cm.

Um problema no teste de slump, assim como outros aplicados na construção civil (como o SPT) está na sensibilidade ao operador. Mesmo um que seja bem treinado pode levar a 3 cm de diferença em relação a outros operadores, dependendo da forma com que retira o molde e a consistência do concreto.

A propósito, a verificação da consistência do concreto é uma vantagem importante do ensaio de abatimento. Pode-se observar, de acordo com a superfície externa, se está adequado o teor de argamassa do concreto. Em caso de falta de coesão, a mistura pode desagregar na desforma.

Normas técnicas relacionadas ao Slump Test

A ABNT define como se deve proceder com esse teste por meio da ABNT NBR NM 67:1998: Concreto – Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone, norma bilíngue que aponta critérios para o teste tanto em canteiro como em laboratório. Como o tempo influencia no abatimento do concreto fresco, também existe a norma ABNT NBR 10342:2012: Concreto — Perda de abatimento — Método de ensaio, definindo como mensurar tal perda.

Veja abaixo um vídeo mostrando como fazer um slump teste:

PEREIRA, Caio. O que é Slump do concreto e como fazer o teste?. Escola Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/slump-test/. Acesso em: 19 de março de 2024.

1. Rita Edvan
    25 de julho de 2019

Estou grata pelos ensinamentos que estou recebendo aqui. Adoro!