Escola Engenharia > Materiais de Construção > Tipos de brita utilizados na construção civil e para que servem

Tipos de brita utilizados na construção civil e para que servem

Confira nesse artigo o que é brita, seus principais tipos, como comprar e como armazenar brita na obra e quais NBR's estão relacionadas com as britas.

Por Caio Pereira • Atualizado em 25 de julho de 2019

Brita é o nome popular ao agregado graúdo utilizado na produção de concretos.

Esses agregados são utilizados com a função de reduzir o efeito de retração volumétrica que ocorre com misturas que contenham unicamente água e cimento, bem como baratear o custo de construção dos diferentes elementos cimentícios existentes.

As britas também assumem a função de realizar a interface e compatibilizar deformações entre materiais de diferentes resistências mecânicas, formando lastros para contrapisos (interface solo e contrapiso) ou bases de pavimentos (interface sub-base com rachão e revestimento de concreto asfáltico).

De forma menos nobre e não recomendada, por questões de conforto térmico, mesmo mantida a permeabilidade, podem compor revestimento de áreas de estacionamentos e entornos de residências.

Nos sistemas de tratamento de esgotos individuais, em locais onde não há sistema público de tratamento, as britas são utilizadas como meio filtrante em filtros anaeróbios.

Também servem aos sumidouros, revestindo o entorno e propiciando uma última filtragem antes da disposição do efluente tratado no terreno.

Nas imediações de muros de arrimo não drenantes, como de gabiões, as britas também assumem função drenante, auxiliando na destinação de águas subsuperficiais aos tubos barbacãs.

Há o alívio de tensões sobre o mesmo por conta do sistema de drenagem. Entretanto, somente dispor brita ao lado de um muro de arrimo sem um destino às águas não é uma solução completa.

Tipos de brita

Quanto à granulometria, alguns tipos são oferecidos (faixas de dimensão nominal máxima entre 4,75 mm e 75,00 mm):

Cada classificação aponta uma curva granulométrica com os diâmetros mínimo e máximo. Comercialmente, mesmo após mudanças normativas, ainda é comum a venda das faixas chamadas brita n (0, 1, 2, 3 e 4), respectivamente.

Em relação à origem, as britas podem ser advindas das seguintes fontes:

O processo de britagem varia segundo os equipamentos britadores utilizados. Alguns levam a britas com formato mais lamelar do que esférico, ou seja, mais alongado em uma direção. Esse formato tende a prejudicar um pouco o efeito de preenchimento de vazios na mistura.

Como comprar brita

A compra de brita pode ser realizada de diferentes formas, quais sejam:

Como armazenar brita na obra

Para realizar o armazenamento, diferentes opções são possíveis:

Normas Técnicas relacionadas às britas

As normas respectivas às britas, que podem ser visualizadas por meio de consulta ao ABNT Catálogo, são as seguintes:

NBR Assunto
ABNT NBR 12583:2017 Agregado graúdo – Determinação da adesividade ao ligante betuminoso
ABNT NBR 9938:2013 Agregados – Determinação da resistência ao esmagamento de agregados graúdos – Método de ensaio
ABNT NBR 9939:2011 Agregado graúdo – Determinação do teor de umidade total – Método de ensaio
ABNT NBR NM 53:2009 Agregado graúdo – Determinação da massa específica, massa específica aparente e absorção de água
ABNT NBR 7389-2:2009 Agregados – Análise petrográfica de agregado para concreto – Parte 2: Agregado graúdo
ABNT NBR 6300:2009 Emulsões asfálticas catiônicas – Determinação da resistência à água (adesividade) em agregados graúdos
ABNT NBR 7809:2006 Errata 1:2008 Agregado graúdo – Determinação do índice de forma pelo método do paquímetro – Método de ensaio
ABNT NBR 14249:2007 Errata 1:2007 Emulsão asfáltica catiônica – Determinação expedida da resistência à água (adesividade) sobre agregados graúdos
ABNT NBR 14249:2007 Versão Corrigida:2007 Emulsão asfáltica catiônica – Determinação expedida da resistência à água (adesividade) sobre agregados graúdos
ABNT NBR 10341:2006 Agregado graúdo para concreto – Determinação do módulo de deformação estático e do diagrama tensão-deformação em rocha matriz – Método de ensaio
ABNT NBR 7809:2006 Versão Corrigida:2008 Agregado graúdo – Determinação do índice de forma pelo método do paquímetro – Método de ensaio
ABNT NBR NM 51:2001 Agregado graúdo – Ensaio de abrasão “Los Ángeles”
ABNT NBR 14329:1999 Cimento asfáltico de petróleo – Determinação expedita da resistência à água (adesividade) sobre agregados graúdos
ABNT NBR 15823-6:2017 Concreto autoadensável – Parte 6: Determinação da resistência à segregação – Métodos da coluna de segregação e da peneira
ABNT NBR NM 45:2006 Agregados – Determinação da massa unitária e do volume de vazios

Note-se que muitas delas se referem ao controle tecnológico com ensaios em laboratório para o agregado graúdo.

PEREIRA, Caio. Tipos de brita utilizados na construção civil e para que servem. Escola Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/brita/. Acesso em: 17 de abril de 2024.