Escola Engenharia > Concreto > O que é Concreto Celular?

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um tipo de concreto leve que possui grande quantidade de vazios devido a sua estrutura porosa. Confira o que é concreto celular e sua principais vantagens e desvantagens.

Por Caio Pereira • Atualizado em 21 de setembro de 2018

O concreto celular é um tipo de concreto que faz parte dos concretos denominados leves e se caracteriza por ser bastante espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.

A principal contribuição do concreto celular para a tecnologia do concreto é a capacidade de controlar a densidade que é alcançada por meio da adição de uma quantidade calculada de espuma na mistura de água e cimento, podendo conter ou não, areia ou outro tipo de agregado. No lugar da espuma, pode ser acrescentado um aditivo que sirva de agente expansor na mistura. Deste modo, a densidade do concreto celular é muito menor que a do concreto convencional, ficando em torno de 300 a 1920 kg/m³, enquanto a do convencional varia de 2300 a 2500kg/m³.

Estas características tornam o concreto celular uma ótima opção de material para ser utilizado como bloco, com a finalidade de vedar vãos, preencher lajes nervuradas, e também, quando armado, pode ser utilizado como parede e laje.

Parede feita com blocos de concreto celular

Vantagens do concreto celular

As principais vantagens do concreto celular são:

Desvantagens do concreto celular

As principais desvantagens do concreto celular são:

PEREIRA, Caio. O que é Concreto Celular?. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/concreto-celular/. Acesso em: 28 de março de 2024.

1. Charles
    14 de fevereiro de 2019

Tenho um enchimento de 17,5 cm para fazer no piso de uma loja. A princípio íamos encher com concreto usinado. Seria possível fazer 10 cm de enchimento com concreto leve e completar o restante com concreto convencional?