Escola Engenharia > Concreto > O que é Concreto Celular?

O que é Concreto Celular?

O concreto celular é um tipo de concreto leve que possui grande quantidade de vazios devido a sua estrutura porosa. Confira o que é concreto celular e sua principais vantagens e desvantagens.

Por Caio Pereira • Atualizado em 21 de setembro de 2018

O concreto celular é um tipo de concreto que faz parte dos concretos denominados leves e se caracteriza por ser bastante espumoso e poroso, devido à grande quantidade de vazios que possui.

A principal contribuição do concreto celular para a tecnologia do concreto é a capacidade de controlar a densidade que é alcançada por meio da adição de uma quantidade calculada de espuma na mistura de água e cimento, podendo conter ou não, areia ou outro tipo de agregado. No lugar da espuma, pode ser acrescentado um aditivo que sirva de agente expansor na mistura. Deste modo, a densidade do concreto celular é muito menor que a do concreto convencional, ficando em torno de 300 a 1920 kg/m³, enquanto a do convencional varia de 2300 a 2500kg/m³.

Estas características tornam o concreto celular uma ótima opção de material para ser utilizado como bloco, com a finalidade de vedar vãos, preencher lajes nervuradas, e também, quando armado, pode ser utilizado como parede e laje.

Parede feita com blocos de concreto celular
Parede feita com blocos de concreto celular

Vantagens do concreto celular

As principais vantagens do concreto celular são:

Desvantagens do concreto celular

As principais desvantagens do concreto celular são:

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. O que é Concreto Celular?. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/concreto-celular/. Acesso em: 22 de outubro de 2019.

Copiado!

Relacionados

O que você achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários.

  1. Charles
    14 de fevereiro de 2019

    Tenho um enchimento de 17,5 cm para fazer no piso de uma loja. A princípio íamos encher com concreto usinado. Seria possível fazer 10 cm de enchimento com concreto leve e completar o restante com concreto convencional?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *