O que é Tapume?

Tapumes são vedações provisórias que delimitam o entorno da construção para impedir o acesso de pessoas estranhas à obra.

Por Caio Pereira • Atualizado em 25 de janeiro de 2019

Tapumes são vedações provisórias que delimitam o canteiro de obras, mantendo o local mais seguro tanto para os trabalhadores quanto para os pessoas que passam perto da obra.

A NR 18 define a obrigatoriedade do uso de tapumes em todos os canteiros de obras para que não haja acesso de pessoas estranhas aos serviços e dependências de uma construção.

Outras definições impostas pela NR 18 são que os tapumes devem ser resistentes e ter altura mínima de 2,20 metros em relação ao nível do terreno.

Além disso, no caso de demolição, se a distância ao alinhamento do terreno for menor que 3 metros, o tapume deve ser fixado no alinhamento do terreno, devendo estar sinalizado em toda extensão e respeitando a legislação do Código de Obras Municipal e de trânsito em vigor.

Tipos de tapumes

Existem tapumes de vários materiais, como:

Tapumes de madeira

Tapume de madeira

Normalmente são utilizadas peças de madeirite ou OSB, mas também podem ser tábuas de madeiras fixadas sem nenhum espaço entre elas. Este tipo de tapume é recomendado para obras de pequena duração, já que possuem pouca durabilidade.

Tapumes metálicos

Tapume metálico

Esses tapumes são de aço galvanizado, material com bastante durabilidade, por isso, recomenda-se o uso em obras maiores devido ao custo. Se bem manuseados, podem ser reutilizados diversas vezes.

Tapumes ecológicos

Tapume ecológico

Esses tapumes são produzidos a partir de tiras de madeira reflorestada, resina fenólica e MDI. Possuem um ótimo custo-benefício e podem ser utilizados por um longo período devido sua boa durabilidade.

Confira também nosso artigo sobre tijolos ecológicos.

PEREIRA, Caio. O que é Tapume?. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tapume/. Acesso em: 26 de abril de 2024.