Escola Engenharia > Instalações Provisórias > Betoneira: O que é, tipos e tamanhos

Betoneira: O que é, tipos e tamanhos

A betoneira é um equipamento utilizado em canteiro de obra para realizar a mistura de concreto e argamassa. Confira o que são betoneiras, tipos e tamanhos.

Por Caio Pereira • Atualizado em 9 de abril de 2019

A betoneira é um equipamento utilizado em canteiros de obras para realizar a mistura de concreto e argamassa. No vocabulário popular, você irá ouvir falar de termos como “betorneira” ou “bitorneira”, mas nenhum dos dois está correto. A forma correta é betoneira e recebe esse nome por causa do português de Portugal, onde concreto é chamado de betão.

Betoneira laranja ao lado de brita

Betoneira em um canteiro de obras

O uso da betoneira é bastante simples. Basta fazer uma pequena mistura de água e cimento na primeira vez que usar a betoneira no dia ou turno, para “imprimar”, que nada mais é do que evitar que a primeira rodada de concreto ou argamassa perca sua água de amassamento para o equipamento. Após, basta erguer o balão e inserir os componentes da mistura, até um limite de 80% do volume de cuba.

Quando se usa aditivo incorporador de ar, o mesmo deve ser colocado perto do final da rodagem. Ao terminar o turno de trabalho, deve-se lavar a betoneira com água para eliminar que os restos de concreto ou argamassa residuais fiquem grudados ao equipamento.

Tipos de betoneira

As betoneiras variam segundo as características dos equipamentos, como posição de motores, presença ou não de elementos de deslocamento, tipos de elementos de mistura e outros objetos auxiliares.

Tamanhos, capacidades e volumes de betoneiras

Diferentes volumes de betoneiras e argamassadeiras podem ser adquiridos no comércio brasileiro:

PEREIRA, Caio. Betoneira: O que é, tipos e tamanhos. Escola Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/betoneira/. Acesso em: 19 de março de 2024.

1. Felix Felipe
    21 de outubro de 2022

Achei bem sintética a forma como as informações apresentadas, parabéns. Uma leitura fácil e objetiva, realmente atingiu minha necessidade de informação tão eficientemente que fui obrigado a fazer um comentário de agradecimento.