Escola Engenharia > Orçamento > O que é e como fazer Curva ABC?

O que é e como fazer Curva ABC?

A curva ABC é uma ferramenta que ajuda no controle de insumos e mão de obra definindo prioridades para a compra e execução das etapas de construção.

Por Caio Pereira • Atualizado em 28 de novembro de 2018

A curva ABC é uma ferramenta do orçamento que ajuda no controle de itens e insumos.

A curva ABC é derivada dos orçamentos detalhados por composições unitárias de serviços, não podendo ser obtida em orçamentos expeditos ou paramétricos (como orçar pelo CUB, por exemplo).

Para que serve a Curva ABC?

A curva ABC define os itens prioritários de controle, devendo ser feita em separado para materiais e mão de obra.

Para poder haver empreendimentos com lucratividade, é preciso atentar a todos os pontos, desde um bom projeto, escopo do produto, boa execução e atendimento ao cliente que seja eficaz. O mercado determina o custo dos insumos e o preço do produto final, devendo o construtor cuidar do meio do caminho para poder lucrar ou lucrar mais.

Na execução da construção, há milhares de itens de materiais ou dezenas de profissionais (mão de obra) distintos. O ideal seria cuidar como tudo está sendo empregado, mas isso seria oneroso. Então, a curva ABC define os itens prioritários de controle, devendo ser feita em separado para materiais e mão de obra.

Curva ABC

Como fazer uma curva ABC?

Para orçamentos produzidos em software, feito o orçamento com as composições unitárias, custos unitários e quantidades de serviço, basta gerar automaticamente as curvas ABC de insumos e de mão de obra, desde que usado mesmo nome para profissionais iguais.

Entretanto, nessas ferramentas não existe a possibilidade de personalizar alguns grupamentos úteis. As esquadrias, por exemplo, podem vir a ser compradas todas do mesmo fornecedor. Assim, seria útil inserir o preço do grupo para fazer a curva ABC, que daria representatividade mais adequada.

Considerando uma planilha eletrônica, com o orçamento e as composições feitas, os passos de como fazer curva ABC são os seguintes:

1. Agrupe itens que forem convenientes em ver juntos.
  2. Caso não existam, pule para esse passo. Faça coluna com indicativo de mão de obra ou material.
  3. Separe por filtro de mão de obra e materiais. Copie em outras duas planilhas em separado cada uma das linhas de cada grupo.
  4. Pegando a planilha para mão de obra, agrupe os itens iguais e crie outra coluna com os custos totais gerais por item.
  5. Na coluna de totais, aplique filtro do maior para o menor.
  6. Some todos os custos com mão de obra.
  7. Em outra coluna, divida o custo por item pelo custo total dos itens e apresente em percentual.
  8. Vá agrupando cada percentual com o da coluna anterior, fazendo outra coluna de acumulados.
  9. Veja de 50 a 70% de percentuais acumulados. Avalie nesse intervalo quais itens considerar como sendo de classe A, ou seja, de maior controle.
  10. Faça o mesmo para insumos (materiais).

O que a curva ABC diz pode ser conferido?

A curva ABC demonstra tendências em empreendimentos semelhantes. Concreto usinado, cimento e aço, em estruturas de concreto armado, em geral, são os itens mais representativos da curva ABC.

Entretanto, com sistemas construtivos diferentes, isso pode se alterar. Ou ainda, nesses empreendimentos semelhantes, por alguma particularidade, pode haver outro item de destaque. Por isso que cada orçamento gera uma curva ABC, sem um “certo” ou “errado”.

PEREIRA, Caio. O que é e como fazer Curva ABC?. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/curva-abc/. Acesso em: 25 de abril de 2024.