Escola Engenharia > Sistemas Construtivos > Principais tipos de sistemas construtivos utilizados na construção civil

Principais tipos de sistemas construtivos utilizados na construção civil

Por Caio Pereira • Atualizado em 31 de outubro de 2018

Atualmente, no ramo da construção civil, existem diversos sistemas construtivos para a execução de uma edificação. No Brasil, o método mais utilizado é a alvenaria convencional, porém novas tecnologias estão aparecendo e começando a ser utilizadas. Entre os vários sistemas construtivos, os que predominam são: alvenaria convencional, alvenaria estrutural, steel frame, wood frame e paredes de concreto.

Alvenaria de Vedação ou Convencional

Edificações de alvenaria de vedação ou convencional compõem-se por vigas, pilares e lajes de concreto armado. Estes elementos fazem parte da estrutura para a sustentação da edificação e a alvenaria tem função somente de vedar e separar ambientes. Para isso, normalmente são utilizados os blocos cerâmicos.

Este sistema é o mais utilizado no Brasil devido a não necessidade de mão de obra qualificada e especializada, porém isso acarreta em muitas patologias no decorrer da obra, gerando retrabalho e bastante resíduos.

Prédio em alvenaria convencional de vedação

Prédio em alvenaria convencional de vedação (Fonte: AECweb)

Desvantagens

Alvenaria Estrutural

Na alvenaria estrutural, une-se a estrutura e a vedação da edificação, utilizando blocos cerâmicos ou de concreto, os dois específicos para este fim. O projeto de alvenaria estrutural deve ser muito bem detalhado e já compatibilizados com os projetos elétrico e hidro-sanitário. Deve também, definir os vãos da edificação de acordo com a modulação do bloco que será utilizado.

Prédio em alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural necessita de mão de obra mais especializada, pois se as paredes não ficarem niveladas e no prumo, podem ocorrer acidentes, já que as paredes sustentam a edificação.

Para edificações com mais de 4 pavimentos, deve-se utilizar barras de aço juntamente com os blocos de alvenaria estrutural.

Desvantagens

Steel Frame

O Steel Frame é um sistema construtivo industrializado e racionalizado. Sua estrutura é formada por perfis de aço galvanizado e seu fechamento é feito por meio de placas cimentícias, de madeira ou drywall. A principal diferença do steel frame para os outros sistemas é a limpeza do canteiro de obras, pois a geração de resíduos é mínima e não há necessidade do uso de água.

Casa em Steel Frame

Casa em Steel Frame (Fonte: Fastcon)

Wood frame

O método de construção do wood frame é muito parecido com o steel frame. A diferença é que no lugar dos perfis de aço galvanizado são utilizados perfis de madeira, normalmente de reflorestamento, como o pinus. Este sistema construtivo é constituído por perfis de madeira maciça, contraventados com chapas de OSB e estrutura de madeira autoclavada com função de proteger a edificação de cupins e umidade.

Casa em Wood Frame

Casa em Wood Frame (Fonte: Arquitete suas Ideias)

Paredes de concreto

As paredes de concreto consistem em um sistema construtivo em paredes estruturais maciças de concreto armado. Estas paredes são concretadas com o auxílio de formas de madeira ou metálica que são montadas in loco de acordo com o projeto arquitetônico.

Sistema construtivo em parede de concreto

Sistema construtivo em parede de concreto (Fonte: Brasil Engenharia)

As instalações hidráulicas e elétricas são embutidas, então não há quebra de paredes e retrabalhos. Este sistema é viável para construções de larga escala, onde as formas serão reutilizadas várias vezes, pois o custo das mesmas é alto.

Conclusão

Com a chegada de novas tecnologias, a construção civil caminha rumo a industrialização e a melhoria dos sistemas construtivos. Métodos tradicionais já se mostram menos produtivos e com menor qualidade quando comparados aos sistemas industrializados.

Para encontrar o melhor e mais adequado sistema construtivo para cada edificação, deve-se analisar o desempenho de cada um, a mão de obra disponível na região, a durabilidade, o objetivo e a função da construção.

Cada sistema tem seus benefícios e suas particularidades. Por isso, é necessário conhecê-los a fundo para entendê-los e saber para qual tipo de obra é recomendado cada um deles.

PEREIRA, Caio. Principais tipos de sistemas construtivos utilizados na construção civil. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-sistemas-construtivos/. Acesso em: 19 de março de 2024.

1. Adauto Luiz
    19 de março de 2019

Já utilizo o sistema drywall e ficou muito melhor com as informações daqui.

2. Eurival Gabarrao ruiz
    25 de fevereiro de 2019

Excelente, simples e objetivo.

3. Filomena Carvalho
    21 de fevereiro de 2019

Serviu para reforçar a informação sobre o assunto.

4. Stephanie Vital
    22 de maio de 2018

Muito bem informado e explicado. Ótimo artigo!