Escola Engenharia > Orçamento > Custos Diretos e Indiretos: O que são e como determiná-los

Custos Diretos e Indiretos: O que são e como determiná-los

O que são custos diretos e custos indiretos, como defini-los no orçamento de uma obra e exemplos de suas aplicações práticas. Confira aqui mais informações!

Por Caio Pereira • Atualizado em 9 de abril de 2019

Os custos diretos e indiretos são os custos definidos no orçamento de obra que estão relacionados com a execução de um serviço e os custos do rateio da administração central da empresa, assim como, as taxas, seguros, impostos, etc.

Devem ser calculados com a máxima precisão possível para que seja possível a visualização dos gastos de uma obra durante a sua fase de planejamento.

O que é custo direto?

Custo direto é tudo o que está relacionado diretamente com a execução de um serviço na construção civil. É todo o custo relacionado com a produção do insumo constituído pelos custos com a mão de obra, materiais e equipamentos.

Os custos diretos consideram também a construção do canteiro de obras e qualquer estrutura de apoio para a realização dos serviços.

Os custos diretos devem ser representados em uma planilha de custos que descreverá todos os insumos a serem utilizados para o serviço, os custos com a mão de obra incluindo os encargos trabalhistas e os custos com a compra ou aluguel de equipamentos.

Exemplos de custos diretos

Para a construção de uma parede de alvenaria, os exemplos custos diretos seriam:

O que é custo indireto?

Por outro lado, custo indireto é todo aquele em que não é possível a sua visualização no canteiro de obras pois não está diretamente relacionado a execução do serviço.

Embora os custos indiretos não estejam incorporados à obra, as suas definições são necessárias pois influenciam no custo total de execução.

Exemplos de custos indiretos

Como exemplos de custos indiretos, pode-se citar o rateio de todos os custos da administração central que são constituídos pelos salários dos funcionários que trabalham na sede da empresa, as despesas administrativas, taxas, seguros, despesas com viagens, consultorias e pró-labore dos diretores, dentre outros.

Portanto, os custos indiretos não dependem da quantidade de serviço produzido na obra. Se em um determinado período de tempo forem produzidos 100m2 de alvenaria na obra, o salário do engenheiro fiscal da empresa será o mesmo se em outro momento forem produzidos apenas 10m2.

PEREIRA, Caio. Custos Diretos e Indiretos: O que são e como determiná-los. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/custos-diretos-e-indiretos/. Acesso em: 18 de abril de 2024.

1. Gabriela
    28 de maio de 2018

A administração local da obra seria custo direto ou indireto? Ex: engenheiro de campo e mestre de obras.