Escola Engenharia > Estrutura de Concreto > O que é Laje de Isopor?

O que é Laje de Isopor?

Laje de isopor é o nome dado para as lajes que utilizam peças em isopor. Confira o que é uma laje de isopor, suas características, vantagens e desvantagens.

Por Caio Pereira • Atualizado em 10 de abril de 2019

Laje de isopor é o nome dado para as lajes em concreto armado que levam peças em isopor em sua composição. O uso de isopor nas lajes pode propiciar diversos benefícios, dentre os quais a redução do peso próprio da estrutura. O isopor não possui função estrutural e, por conta dele, essas lajes também podem receber o nome de lajes leves.

Laje de isopor

Laje de isopor em uma obra

Características da laje de isopor

A laje de isopor nada mais é do que uma laje nervurada cujas nervuras são preenchidas por blocos de poliestireno expandido (EPS), ou uma laje treliçada em que se substituem as tavelas cerâmicas por peças de dimensão equivalente em EPS. Para cada um dos casos, as vantagens e indicações são distintas.

Na laje nervurada com blocos de EPS, dispensa-se cubetas plásticas e se usa o próprio volume do bloco como parte das formas. Ao final, tem-se uma laje com maior altura, superfície inferior plana e concreto apenas nos pontos necessários ao bom desempenho estrutural. Garante-se vãos abertos (sem pilares) maiores pelo sistema de grelha unido por uma “mesa” comum.

Já na laje de isopor que leva vigotes treliçados, também se obtém um plano de teto liso e uniforme. A cor é o principal indicativo de substituição da tavela cerâmica, que usualmente possui cor alaranjada.

Servindo como material inerte, é preciso atentar às características físico-químicas e mecânicas do EPS. Esse material possui baixa absorção de água, bom desempenho térmico e acústico, baixa massa específica e não é resistente a cargas elevadas, podendo romper facilmente com um funcionário sobre a peça.

Vantagens da laje de isopor

Considerando todas as características dessas lajes, pode-se citar as seguintes vantagens:

Desvantagens da laje de isopor

Por outro lado, uma laje com EPS apresenta as seguintes desvantagens:

PEREIRA, Caio. O que é Laje de Isopor?. Escola Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/laje-de-isopor/. Acesso em: 19 de março de 2024.