Escola Engenharia > Estrutura de Concreto > O que é Laje Alveolar?

O que é Laje Alveolar?

Lajes alveolares são pré-fabricados de concreto que realizam função de laje. Confira o que é laje alveolar, suas características, vantagens e desvantagens.

Por Caio Pereira • Atualizado em 12 de fevereiro de 2021

Lajes alveolares são produtos pré-fabricados de concreto que realizam a função de laje. Seu formato característico está na presença de vãos internos, os alvéolos, que dão o nome.

Sua altura pode variar de 9 a 30 cm, com largura constante de 1,24 m e vãos livres que podem chegar aos 20 m.

Nos itens a seguir, iremos conferir mais alguns detalhes a respeito dessa opção construtiva.

Características da laje alveolar

As lajes alveolares são executadas com uma capa de concreto armado sobre elas, promovendo a solidarização e transferência de cargas entre partes distintas e juntas entre painéis. Cada painel pode possuir a resistência à compressão simples de 40 MPa, sendo produzido em concreto protendido com baixa relação água-cimento, em ambiente altamente industrializado, pensando em cura e outros critérios relevantes para assegurar a resistência mecânica requerida.

Laje alveolar
Montagem de uma laje alveolar

Como outros produtos pré-moldados em concreto, a laje alveolar exige cuidado com seu içamento e instalação. Esse cuidado inclui a especificação de equipamentos capazes de movimentar peças com essas dimensões, bem como com a segurança dos trabalhadores do canteiro.

O uso desse tipo de laje ocorre em diversas aplicações comerciais, inclusive de grande responsabilidade estrutural, estando em estacionamentos, shoppings centers, hospitais, supermercados, depósitos e outros. Esses empreendimentos exigem, inclusive, cronogramas de obra mais enxutos, a fim de que comecem a promover rentabilidade aos investidores mais cedo, fator que conta pontos para uma solução em pré-moldados.

Vantagens da laje alveolar

A utilização de lajes alveolares apresenta as seguintes vantagens:

Desvantagens da laje alveolar

Por outro lado, ocorrem as seguintes desvantagens:

Normas técnicas relacionadas às lajes alveolares

A norma respectiva às lajes alveolares, que pode ser visualizada por meio de consulta ao ABNT Catálogo, é a seguinte:

Veja também as características, vantagens e desvantagens sobre a laje protendida.

PEREIRA, Caio. O que é Laje Alveolar?. Escola Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/laje-alveolar/. Acesso em: 18 de março de 2024.