O que é Laje Alveolar?
Lajes alveolares são pré-fabricados de concreto que realizam função de laje. Confira o que é laje alveolar, suas características, vantagens e desvantagens.
Lajes alveolares são produtos pré-fabricados de concreto que realizam a função de laje. Seu formato característico está na presença de vãos internos, os alvéolos, que dão o nome.
Sua altura pode variar de 9 a 30 cm, com largura constante de 1,24 m e vãos livres que podem chegar aos 20 m.
Nos itens a seguir, iremos conferir mais alguns detalhes a respeito dessa opção construtiva.
Características da laje alveolar
As lajes alveolares são executadas com uma capa de concreto armado sobre elas, promovendo a solidarização e transferência de cargas entre partes distintas e juntas entre painéis. Cada painel pode possuir a resistência à compressão simples de 40 MPa, sendo produzido em concreto protendido com baixa relação água-cimento, em ambiente altamente industrializado, pensando em cura e outros critérios relevantes para assegurar a resistência mecânica requerida.
Como outros produtos pré-moldados em concreto, a laje alveolar exige cuidado com seu içamento e instalação. Esse cuidado inclui a especificação de equipamentos capazes de movimentar peças com essas dimensões, bem como com a segurança dos trabalhadores do canteiro.
O uso desse tipo de laje ocorre em diversas aplicações comerciais, inclusive de grande responsabilidade estrutural, estando em estacionamentos, shoppings centers, hospitais, supermercados, depósitos e outros. Esses empreendimentos exigem, inclusive, cronogramas de obra mais enxutos, a fim de que comecem a promover rentabilidade aos investidores mais cedo, fator que conta pontos para uma solução em pré-moldados.
Vantagens da laje alveolar
A utilização de lajes alveolares apresenta as seguintes vantagens:
- Sustentabilidade: Aproveitando melhor as características mecânicas da laje, elas exigem menos volume de concreto do que uma laje maciça de mesma espessura, em função dos alvéolos. A produção industrial gera menos resíduos e demanda menos mão de obra no canteiro.
Confira os principais tipos de resíduos gerados na construção civil.
- Padronização: Produtos industriais apresentam maior estabilidade dimensional e controle em sua produção. Dessa forma, em um dimensionamento estrutural, diminui-se a parcela do coeficiente de variabilidade do material do elemento estrutural.
- Cronograma: conforme mencionado, consegue-se entregar com maior rapidez um empreendimento, caso seja relevante essa característica.
Desvantagens da laje alveolar
Por outro lado, ocorrem as seguintes desvantagens:
- Concretagem: apesar de serem peças grandes e padronizadas, de forma similar ao que ocorre com tavelas cerâmicas e vigotes, por exemplo, não é dispensada uma etapa de concretagem in loco, que reduz a racionalização do processo de construção da laje com esse serviço adicional e de cunho manual. Também não se dispensa ou o serviço de uma central de armadura, ou a aquisição de telas soldadas prontas para a armadura da laje.
- Exigência de equipamentos: em se tratando de peças grandes, o içamento e posicionamento no local correto exige que os módulos da laje venham com armadura para flexão durante içamento (já dimensionada) e equipamentos de maior porte, como gruas, para correto posicionamento. Equipamentos mais simples como elevadores verticais e guinchos tornam-se insuficientes.
- Prazo de entrega: autores de periódicos internacionais na área de construção civil citam experiências de outros países com pré-moldados, onde há empresas construtoras que sentem ser exigida maior organização no cronograma em função dos prazos de produção e transporte das peças e dessa adequação aos serviços que permanecem sendo realizados no canteiro.
- Localização: se na cidade ou região em que a obra for realizada não existir uma empresa que trabalhe com essa forma de pré-moldado, pode fazer com que esse insumo se torne muito caro. É preciso comparar bem com outras alternativas antes da tomada de decisão do sistema construtivo para lajes.
Normas técnicas relacionadas às lajes alveolares
A norma respectiva às lajes alveolares, que pode ser visualizada por meio de consulta ao ABNT Catálogo, é a seguinte:
- ABNT NBR 14861:2011 – Lajes alveolares pré-moldadas de concreto protendido — Requisitos e procedimentos.
Veja também as características, vantagens e desvantagens sobre a laje protendida.
Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:
PEREIRA, Caio. O que é Laje Alveolar?. Escola Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/laje-alveolar/. Acesso em: 15 de setembro de 2024.
Copiado!
Deixe um comentário