Escola Engenharia > Sistemas Construtivos > Tijolo ecológico: o que é, tipos, vantagens e desvantagens

Tijolo ecológico: o que é, tipos, vantagens e desvantagens

O tijolo ecológico utiliza príncipios sustentáveis na sua fabricação e execução. Confira o que é, principais tipos, vantagens e desvantagens.

Por Caio Pereira • Publicado em 25 de janeiro de 2019

Tijolo ecológico é um modelo de tijolo que promove impacto ambiental positivo, reduzindo o consumo de materiais diversos na área de construção e aplicando conceitos de sustentabilidade na sua fabricação e durante a execução da obra.

O tijolo ecológico possui esse nome pois é produzido a partir de resíduos gerados pela construção, permitindo reaproveitamento de grande parte destes materiais.

Tipos de tijolos ecológicos

Vamos conhecer, a seguir, alguns tipos de tijolos que podem ser considerados ecológicos:

Encaixe a seco, de argila

Permitem o encaixe entre peças, que podem ser executadas com pouca ou nenhuma argamassa. Em alguns locais, recebem vergalhões de reforço, para melhorar a capacidade de suporte. Esses blocos cerâmicos não são estruturais, apenas de vedação.

Reaproveitamento de resíduos

Tijolos feitos com resíduos como cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, couro, borracha, materiais de descarte da maricultura, fibra de coco do babaçu, dentre outros.

Confira aqui os tipos de resíduos gerados pela construção civil.

Solo-cimento

Blocos que, segundo os apoiadores, podem não utilizar matérias-primas diferenciadas dos demais, mas que economizam energia de produção ao adquirirem resistência mecânica sem a necessidade do aquecimento em forno (processo a frio de manufatura do tijolo).

Diferenças entre um tijolo ecológico e um convencional

A diferença nos materiais utilizados nos blocos cerâmicos ecológicos para os demais vai além da coloração e textura.

Parede de tijolo ecológico

Paredes executadas com tijolo ecológico

As propriedades mecânicas como resistência à compressão e porosidade/permeabilidade certamente são diferenciadas.

Entretanto, como a qualidade dos blocos convencionais já não é tão elevada, tende-se a crer que não seja difícil alcançar bons resultados com as opções alternativas.

Para uso comercial, é importante verificar pesquisas na área científica (anais de congressos ou periódicos nacionais/internacionais) que demonstram como deve ser o manejo de um bloco assim e sua compatibilidade com outros materiais, visto que o caráter experimental e a variabilidade de composições podem levar a diferentes comportamentos quando expostos a argamassas cimentícias ou de gesso, por exemplo.

Nos modelos com encaixe, mesmo apenas cerâmicos, é tradicional o uso de instalações embutidas postas paralelamente ao assentamento, para evitar cortes posteriores, até mesmo porque se evita o uso de argamassa em alguns casos. É um arranjo menos produtivo em termos de mão de obra, mas que reduz a geração de resíduos.

Vantagens do tijolo ecológico

A utilização de blocos cerâmicos ecológicos pode trazer as seguintes vantagens, considerados diferentes pontos de vista:

Desvantagens do tijolo ecológico

O uso de um bloco ecológico pode apresentar desvantagens similares às de um bloco convencional ou outras particulares a eles:

PEREIRA, Caio. Tijolo ecológico: o que é, tipos, vantagens e desvantagens. Escola Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tijolo-ecologico/. Acesso em: 20 de abril de 2024.