Escola Engenharia > Acabamentos > Cobogó: o que é, tipos, vantagens e desvantagens

Cobogó: o que é, tipos, vantagens e desvantagens

O cobogó é um elemento modular para vedar superfícies verticais em construções. Confira o que é, seus principais tipos, vantagens e desvantagens.

Por Caio Pereira • Publicado em 23 de janeiro de 2019

Cobogó é um elemento modular que tem a função de vedar de superfícies verticais em construções. Pode ser classificado como uma esquadria, pois não assume as mesmas funções de uma parede de vedação comum.

Apesar de que seja assentado com argamassa, similar a blocos cerâmicos de vedação, todas as juntas são perpendiculares e coincidentes, não havendo amarração.

Assim como no caso dos tijolos de vidro, é recomendável que se utilize barras de aço dentro das juntas de argamassa, dando maior sustentação ao conjunto.

Tipos de cobogó

Os cobogós mais tradicionais são aqueles de cerâmica vermelha natural. Vários são os formatos possíveis, sendo que alguns possuem declividades para impedir a acumulação de umidade sobre as peças.

Cobogó de cerâmica

Cobogó de cerâmica (Fonte: Dalsam)

Também é possível encontrar no mercado peças de cobogó cerâmico com pintura, similar às peças de revestimento utilizadas como pisos e azulejos. A variedade de cores permite formar interessantes combinações arquitetônicas.

Cobogó cerâmico com pintura

Cobogó cerâmico com pintura (Fonte: Archtrends)

Pode-se adquirir, também, cobogós em gesso. Neles, a variedade de cores e formas é imensa.

Cobogó de gesso

Cobogó de gesso (Fonte: Homify)

Uma última opção está nos cobogós em concreto. Eles podem, de maneira semelhante aos cobogós cerâmicos, ter um único vão vazado, ou serem peças maiores, o que garante maior produtividade de assentamento e maior cobertura.

Cobogó de concreto

Aplicações do cobogó

As aplicações dos cobogós são as seguintes:

Cobogó e construção sustentável

Os cobogós são elementos construtivos que permitem a passagem parcial de luz e ventilação natural. Com o sombreamento, contribuem favoravelmente à melhoria do conforto térmico das edificações, podendo reduzir o uso de dispositivos que utilizam energia elétrica, como ventiladores ou aparelhos de ar condicionado.

Também permitem, se adequadamente posicionados, o favorecimento no uso de alguns cômodos ou regiões externas que dificilmente seriam utilizados por conta da insolação excessiva.

Eles podem ser produzidos com diferentes materiais, como opções em madeira, concreto ou gesso. A vantagem dos cobogós, principalmente em grandes vãos e em locais de divisa, é a durabilidade, exigindo menos manutenções do que peças em madeira envernizada, por exemplo.

Vantagens do cobogó

O uso de cobogós como elemento arquitetônico apresenta as seguintes vantagens:

Desvantagens do cobogó

Por outro lado, o uso de cobogós apresenta as seguintes desvantagens:

PEREIRA, Caio. Cobogó: o que é, tipos, vantagens e desvantagens. Escola Engenharia, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/cobogo/. Acesso em: 19 de março de 2024.

1. Roberto Penna
    4 de maio de 2021

Quais as diferenças entre cobogó de argamassa, cimentício e de concreto? Qual deles é o melhor para área externa?