Escola Engenharia > Acabamentos > Drywall: O que é, vantagens e desvantagens

Drywall: O que é, vantagens e desvantagens

O drywall é um tipo de vedação resistente à umidade, com bom isolamento termoacústico e é sustentável. Confira aqui as vantagens e desvantagens de seu uso.

Por Caio Pereira • Atualizado em 15 de março de 2019

Drywall é um tipo de vedação para edifícios residenciais e comerciais, recomendada para áreas internas. Como o nome em inglês destaca, trata-se de um método de construção seca, que não utiliza água e tem geração de resíduos mínimo, otimizando a obra em muitos aspectos.

Por ser um material industrializado, o drywall não demanda o uso de materiais de construção como argamassa, cimento e concreto, por exemplo, permitindo a execução de uma obra muito mais limpa e sustentável.

Componentes do sistema drywall

Similar a uma edificação em madeira, nas paredes em drywall, há montantes e travessas, ou seja, pilares e vigas que sustentam a parede em vãos curtos e modulares. Esses montantes são metálicos, em aço galvanizado.

Da mesma forma, são utilizadas lãs minerais para proporcionar maior isolamento acústico e isolamento térmico ao ambiente e placas de gesso acartonado, que irão ter o papel de revestimento na estrutura.

Componentes de uma parede em drywall
Componentes de uma parede em drywall. Fonte: Casa

Processo executivo do drywall

Tudo começa com a fixação, a cada 60 cm, de guias ou perfis metálicos nas lajes superior e inferior. Após, são inseridos montantes e, entre eles, se desejado, pode-se inserir materiais de isolamento termoacústico (como lã-de-vidro) e, recobrindo externamente, placas de gesso, que são fixas por parafusos, cuja face externa deve ficar no mesmo nível das placas.

Essas placas podem ser do tipo:

Por fim, o sistema recebe acabamento com uma pasta, fita de papel e nova camada de pasta, que unem as placas e uniformizam, com fina camada de massa corrida posterior, pintura, e outros detalhes como rodapés.

Nos locais onde há muitas instalações (hidrossanitárias, pluviais, elétricas, etc.), deve-se utilizar um reforço em madeira tratada para afixá-las e só depois parafusar as placas. O revestimento pelas placas deve ficar 1 cm abaixo do pé-direito a vencer.

Vantagens do drywall

O uso do drywall como vedação interna traz as seguintes vantagens:

Desvantagens do drywall

E como desvantagens, pode-se citar os seguintes aspectos:

Normas técnicas relacionadas ao projeto e execução de drywall

A Associação Brasileira de Normas Técnicas disciplina, por meio de normas, tanto os insumos utilizados na execução do drywall, como na etapa de projetos.

Quer citar este artigo em seu trabalho? Utilize o modelo abaixo:

PEREIRA, Caio. Drywall: O que é, vantagens e desvantagens. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/drywall/. Acesso em: 11 de dezembro de 2019.

Copiado!

Relacionados

O que você achou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Conte nos comentários.

  1. Adriano
    3 de fevereiro de 2019

    Esclarecedor para o leigo. Legal e simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *