Escola Engenharia > Acabamentos > Drywall: O que é, vantagens e desvantagens

Drywall: O que é, vantagens e desvantagens

O drywall é um tipo de vedação resistente à umidade, com bom isolamento termoacústico e é sustentável. Confira aqui as vantagens e desvantagens de seu uso.

Por Caio Pereira • Atualizado em 15 de março de 2019

Drywall é um tipo de vedação para edifícios residenciais e comerciais, recomendada para áreas internas. Como o nome em inglês destaca, trata-se de um método de construção seca, que não utiliza água e tem geração de resíduos mínimo, otimizando a obra em muitos aspectos.

Por ser um material industrializado, o drywall não demanda o uso de materiais de construção como argamassa, cimento e concreto, por exemplo, permitindo a execução de uma obra muito mais limpa e sustentável.

Componentes do sistema drywall

Similar a uma edificação em madeira, nas paredes em drywall, há montantes e travessas, ou seja, pilares e vigas que sustentam a parede em vãos curtos e modulares. Esses montantes são metálicos, em aço galvanizado.

Da mesma forma, são utilizadas lãs minerais para proporcionar maior isolamento acústico e isolamento térmico ao ambiente e placas de gesso acartonado, que irão ter o papel de revestimento na estrutura.

Componentes de uma parede em drywall

Componentes de uma parede em drywall. Fonte: Casa

Processo executivo do drywall

Tudo começa com a fixação, a cada 60 cm, de guias ou perfis metálicos nas lajes superior e inferior. Após, são inseridos montantes e, entre eles, se desejado, pode-se inserir materiais de isolamento termoacústico (como lã-de-vidro) e, recobrindo externamente, placas de gesso, que são fixas por parafusos, cuja face externa deve ficar no mesmo nível das placas.

Essas placas podem ser do tipo:

Por fim, o sistema recebe acabamento com uma pasta, fita de papel e nova camada de pasta, que unem as placas e uniformizam, com fina camada de massa corrida posterior, pintura, e outros detalhes como rodapés.

Nos locais onde há muitas instalações (hidrossanitárias, pluviais, elétricas, etc.), deve-se utilizar um reforço em madeira tratada para afixá-las e só depois parafusar as placas. O revestimento pelas placas deve ficar 1 cm abaixo do pé-direito a vencer.

Vantagens do drywall

O uso do drywall como vedação interna traz as seguintes vantagens:

Desvantagens do drywall

E como desvantagens, pode-se citar os seguintes aspectos:

Normas técnicas relacionadas ao projeto e execução de drywall

A Associação Brasileira de Normas Técnicas disciplina, por meio de normas, tanto os insumos utilizados na execução do drywall, como na etapa de projetos.

PEREIRA, Caio. Drywall: O que é, vantagens e desvantagens. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/drywall/. Acesso em: 28 de abril de 2024.

1. Adriano
    3 de fevereiro de 2019

Esclarecedor para o leigo. Legal e simples.