Escola Engenharia > Argamassas > O que é Graute?

O que é Graute?

Graute é uma pasta de argamassa com consistência fluida utilizada para o preenchimento de espaços vazios em locais de difícil acesso, dispensando o uso de vibradores para o seu adensamento. Confira o que é graute, os seus tipos, características, principais aplicações e vantagens.

Por Caio Pereira • Atualizado em 14 de janeiro de 2019

Graute é uma pasta de argamassa com consistência fluida utilizada, principalmente, para o preenchimento de espaços vazios em locais de difícil acesso, dispensando o uso de vibradores para o seu adensamento.

Além disso, pode ser usado para o encamisamento de elementos de estrutura metálica, protegendo-os da ação da corrosão, para o preenchimento de trincas e fissuras, para preenchimento de blocos de alvenaria estrutural armada, para a regularização de superfícies que servirão como base para equipamentos e máquinas, dentre outros.

O graute pode ser constituído por cimento, areia, quartzo, sílica, cal ou outros minerais e de aditivos que conferem características adequadas para aplicações específicas.

Tipos de graute

Os grautes podem ser, essencialmente, de dois tipos: de base mineral ou de base orgânica. As principais diferenças entre os dois tipos de graute são as suas composições e as suas finalidades.

Graute de base mineral

É utilizado principalmente para construções civis em geral devido ao seu custo mais baixo. É composto por uma base cimentícia e suas características dependem do tipo de cimento utilizado para a sua produção.

Graute de base orgânica

Sua composição é de origem orgânica e por isso recebe esse nome. São constituídos em sua grande maioria por resinas epóxi derivadas do petróleo. Por isso, a sua desvantagem é o seu custo mais elevado, sendo mais utilizados em condições especiais.

São muito utilizados para obras industriais, injeções e reparos de trincas e fissuras, execuções sob altas temperaturas e para uso submerso.

As vantagens na utilização dos grautes de base orgânica ou resinada são a baixa viscosidade para o preenchimento de fissuras, alta resistência mecânica e boa aderência da pasta ao concreto e as armaduras de aço.

Como preparar graute

O graute pode ser preparado no próprio canteiro de obras ou industrializado. É recomendado utilizar o industrializado pois o controle tecnológico e de segurança utilizados durante a produção, garantem maior qualidade à mistura. Neste caso, basta adicionar a quantidade de água recomendada pelo fabricante ao composto e o graute terá uma consistência fluida adequada.

Se a opção for por realizar a mistura dos agregados na obra, o traço do graute deverá ser definido de acordo com a finalidade e a resistência necessária para a aplicação. Para a utilização em alvenarias estruturais é comum utilizar o traço como definido abaixo:

Traço do graute

Traço do graute (Fonte: Selecta)

Vantagens do graute

PEREIRA, Caio. O que é Graute?. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/graute/. Acesso em: 26 de abril de 2024.

1. Maicon Souza
    31 de julho de 2019

Posso usar graute para evitar vazamentos de água em minha laje recém batida?

2. Édina
    12 de abril de 2018

Não sou engenheira, mas sou muito curiosa! Gostaria de saber se posso usar o graute em fissura de parede comum.