Escola Engenharia > Sistemas Construtivos > Wood Frame: o que é, características, vantagens e desvantagens

Wood Frame: o que é, características, vantagens e desvantagens

O wood frame é um sistema construtivo executado com peças de madeira. Confira mais sobre o wood frame, como suas características, vantagens e desvantagens.

Por Caio Pereira • Atualizado em 8 de abril de 2019

Wood frame é um sistema construtivo com montantes e travessas em madeira (o que indica a tradução do nome) revestidos por chapas igualmente feitas de madeira.

No Brasil, chegou em 2009, havendo um edifício executado em 2016, no Paraná, com esse sistema.

Características do wood frame

A parte estrutural (montantes e travessas) do wood frame é composta por madeira maciça, enquanto que as chapas de revestimento são em OSB (Oriented Strand Board).

O OSB é formado por lascas de madeira reflorestada coladas em diferentes direções. Estruturalmente, esta reorganização do material permite amenizar os efeitos da anisotropia original da madeira (comportamento mecânico varia segundo direção do esforço aplicado). O uso dessas lascas também traz apelo ambiental, por permitir reaproveitar pedaços de madeira que não seriam úteis em outras construções convencionais.

Casa em Wood Frame

Componentes do sistema

As edificações em wood frame possuem os seguintes componentes:

Vantagens do wood frame

O sistema wood frame se destaca pelas seguintes vantagens:

Desvantagens do wood frame

Em contraponto às vantagens, surgem os seguintes inconvenientes:

Normas técnicas relacionadas

Consultado o catálogo normativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas, observa-se não haver em vigência norma técnica específica sobre edificações em wood frame. A ABNT NBR 7190:1997 – Projeto de Estruturas de Madeira, pode ser utilizada para os critérios gerais de dimensionamento estrutural.

O sistema em wood frame é relativamente novo, mas sua presença já foi considerada pela ABNT. Entre 2016 e 2017, começaram os trabalhos de uma comissão destinada à elaboração do que será a norma técnica específica para este sistema construtivo.

PEREIRA, Caio. Wood Frame: o que é, características, vantagens e desvantagens. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/wood-frame/. Acesso em: 19 de março de 2024.

1. Fenias
    24 de agosto de 2023

A informação foi bastante útil e bem elaborada