Escola Engenharia > Sistemas Construtivos > Alvenaria de Vedação – Vantagens e Desvantagens

Alvenaria de Vedação – Vantagens e Desvantagens

Alvenaria de vedação é o tipo de alvenaria que não é dimensionada para suportar cargas verticais, somente seu próprio peso. Confira o que é alvenaria de vedação, sua vantagens e desvantagens.

Por Caio Pereira • Atualizado em 16 de janeiro de 2019

A alvenaria de vedação é o método construtivo mais utilizado para vedar e separar ambientes de casas e edifícios no Brasil, sendo composta por blocos cerâmicos ou blocos de concreto sobrepostos com o uso de argamassa (mistura de água, cimento e areia).

A alvenaria de vedação é dividida entre interna e externa. A alvenaria interna tem objetivo apenas de separar os ambientes internos, enquanto a externa deve apresentar resistência à umidade e aos movimentos térmicos, resistência à pressão do vento e também, apresentar resistência à infiltração de águas pluviais.

Alvenaria de vedação

Este método construtivo de vedação permite que se tenha mais opções ao elaborar o projeto arquitetônico, já que possibilita que se tenham grandes vãos, pois utiliza-se vigas e pilares para dar sustentação à estrutura.

O grande problema da alvenaria de vedação é a falta de mão de obra especializada, podendo causar patologias sérias na construção, como paredes fora de prumo, nível e esquadro, ocasionando em retrabalhos e muitos resíduos.

A espessura das paredes de alvenaria varia de acordo com o tamanho do bloco cerâmico que será utilizado. Os blocos cerâmicos mais comuns são os de 4, 6 e 8 furos que variam de 8 até 15 cm.

Diferenças entre a alvenaria de vedação e a alvenaria estrutural

A principal diferença entre elas é que a alvenaria estrutural, como o nome mesmo diz, tem função estrutural, dispensando o uso de vigas e pilares.

Por outro lado, a alvenaria de vedação precisa de pilares e vigas para ter suporte estrutural, ficando responsável então, apenas pelo fechamento e pela separação dos ambientes.

Outras diferenças entre estes dois métodos construtivos são o tempo de execução e o custo. Na alvenaria de vedação, o custo total da obra geralmente é mais elevado, pois como é necessário o uso de vigas e pilares, outros materiais são adicionados ao orçamento, como o concreto e as formas de madeira.

O tempo de execução da alvenaria estrutural é menor já que não é necessário montar e desmontar formas, concretar e curar.

Vantagens da alvenaria de vedação

Desvantagens da alvenaria de vedação

Normas técnicas relacionadas

Norma Técnica Título
NBR 7170/1983 Tijolo maciço cerâmico para alvenaria
NBR 7171/1992 Bloco cerâmico para alvenaria
NBR 6460/1983 Tijolo maciço cerâmico para alvenaria – Verificação da resistência à compressão
NBR 6461/1983 Bloco cerâmico para alvenaria – Verificação da resistência à compressão
NBR 8041/1983 Tijolo maciço cerâmico para alvenaria – Forma e dimensões
NBR 8042/1992 Bloco cerâmico para alvenaria – Formas e dimensões
NBR 8043/1983 Bloco cerâmico portante para alvenaria – Determinação da área líquida
NBR 8545/1984 Execução de alvenaria sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos

PEREIRA, Caio. Alvenaria de Vedação – Vantagens e Desvantagens. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/alvenaria-de-vedacao/. Acesso em: 19 de março de 2024.

1. Jose Arecildo
    12 de junho de 2018

Material muito bom. Obrigado!