Escola Engenharia > Sistemas Construtivos > Steel Frame: Prós, Contras e Como Ele Pode Beneficiar o seu Projeto

Steel Frame: Prós, Contras e Como Ele Pode Beneficiar o seu Projeto

O steel frame ou light steel frame é um sistema construtivo industrializado, rápido, limpo e ecologicamente correto. Conheça as características desse sistema, suas vantagens e desvantagens. Confira!

Por Caio Pereira • Atualizado em 23 de fevereiro de 2024

O que é steel frame?

O steel frame ou light steel frame é um sistema construtivo industrializado e altamente racionalizado, formado por estruturas de perfis de aço galvanizado. Seu fechamento é feito por placas, podendo ser cimentícias, de madeira, drywall ou outros materiais. Sua estrutura é composta basicamente por: fechamento externo, isolantes termoacústicos e fechamento interno.

A principal diferença do steel frame é a limpeza do canteiro de obras, pois não há necessidade do uso de água proporcionando uma construção seca, título pelo qual esse sistema construtivo também é chamado.

Outra característica é a precisão do sistema, tanto dos cálculos quantitativos (quantidade de material que será utilizado) quanto da execução. A geração de resíduos é praticamente zero, já que a estrutura é fabricada com as dimensões definidas em projeto, dispensando o corte de peças, consequentemente isso gera uma construção mais barata, rápida e limpa.

Parede em light steel frame

Quando há mais de um pavimento na edificação, a separação entre um pavimento e outro é feita por lajes leves, que são perfis de aço galvanizado revestidos por madeira, placa cimentícia ou outro tipo de placa, e por forros leves, que podem ser forros de drywall, PVC, etc. Também podem ser utilizadas lajes pré-moldadas de concreto.

Vantagens do steel frame

Casa em steel frame

Desvantagens do steel frame

Quais são os componentes do steel frame?

Para o fechamento externo, a estrutura é composta pelos perfis de aço galvanizado, painel estrutural de OSB, isolante termo-acústico e placa cimentícia. Após a aplicação da placa é possível adicionar o tipo de acabamento
desejado.

O fechamento interno é composto pelos perfis de aço galvanizado, isolante termo-acústico, placa de drywall (gesso acartonado) e revestimento de acabamento (pintura, cerâmica, etc).

A fundação, normalmente, é do tipo radier já que o steel frame é uma estrutura leve, porém o cálculo estrutural deve ser feito pelo engenheiro para analisar qual é o tipo mais adequado para a edificação. No radier, as tubulações da instalações elétricas e das instalações hidráulicas já são instaladas.

Normas técnicas

NBR 6.355:2003Perfis Estruturais de Aço Formados a Frio – Padronização
14.715:2001Chapas de Gesso Acartonado – Requisitos
14.717:2001Chapas de Gesso Acartonado – Determinação das Características Físicas
14.762:2001Dimensionamento de Estruturas de Aço Constituídas por Perfis Formados a Frio – Procedimento
15.217:2009Perfis de Aço para Sistemas de Gesso Acartonado – Requisitos
15.253:2005Placa Plana Cimentícia sem Amianto – Requisitos e Métodos de Ensaio
15.498:2007Chapas de Gesso Acartonado – Determinação das Características Físicas
DIRETRIZ SINAT Nº 003Sistemas Construtivos em Perfis Leves de Aço Conformados a Frio, com Fechamento em Chapas Delgadas (sistema leves tipo “Light Steel Framing)

Conclusão

No Brasil, menos de 3% das edificações são construídas pelo sistema steel frame, muito pouco devido à todas vantagens que esse sistema apresenta. Isto se dá pelo fato de o Brasil ainda ser um país muito conservador, então novas tecnologias demoram para serem totalmente aceitas, mesmo apresentando muitos benefícios.

Aos poucos o steel frame está entrando no mercado. Com a procura pelo alto desempenho e a sustentabilidade na construção civil, este sistema se mostra muito eficiente e apropriado. É um grande nicho de mercado a ser explorado, tanto por empresas comerciantes quanto por profissionais da área da construção civil.

Confira no vídeo abaixo a execução de uma residência em steel frame:

PEREIRA, Caio. Steel Frame: Prós, Contras e Como Ele Pode Beneficiar o seu Projeto. Escola Engenharia, 2018. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/steel-frame/. Acesso em: 25 de abril de 2024.

1. Washington Luiz
    7 de abril de 2019

O steel frame pode ser utilizado no litoral?

2. Jani Melo
    26 de março de 2019

Muito boa a matéria, esclarecedora para quem pretende oferecer mais um serviço de primeira qualidade.

3. Ana Lúcia
    19 de março de 2019

Pode-se utilizar o steel frame em litoral?

4. Regina Celia
    12 de março de 2019

Achei muito interessante essa matéria e muito bem elaborada. Gostaria de saber quais os cursos de Steel Frame que um Engenheiro Civil tem que fazer para se especializar nesse tipo de construção.

5. Fabrício
    30 de janeiro de 2019

Achei muito interessante o modelo de construção. Atualmente, moro em Pimenta/MG e estou planejando executar uma obra em 2020. Tem um cálculo de custo por metro quadrado de steel frame?

6. Ronney Carlos
    15 de junho de 2018

Quero conhecer mais sobre o processo. Saber sobre capacitação no processo.

7. Vinícius
    21 de abril de 2018

As treliças feitas por Steel Frame podem suportar peso de indivíduos com 100 kg na prática de Crossfit?